Pular para o conteúdo
Polícia

Presas são transferidas e situação em Presídio Feminino é normalizada

Cinco presas foram removidas 
Arquivo -

Cinco presas foram removidas 

Depois do princípio do motim no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi, em , cinco internas consideradas “lideranças negativas” foram transferidas da unidade no início da tarde desta quarta-feira (18). Segundo a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) a remoção das presas foi uma medida preventiva e a situação do local já foi normalizada.

Inicialmente, foi divulgado que uma briga entre lideranças de grupos oponentes teria resultado no conflito, que foi controlado pelos próprios agentes penitenciários. Mas, segundo a Agepen, as internas não chegaram a brigar. Antes disso, para prevenir um possível motim, foi realizada a transferência. “Foi providenciada, de maneira preventiva, a transferência de cinco internas, consideradas lideranças negativas, com o objetivo de impedir conflito entre grupos rivais, com base em informações previamente analisadas”.

Policiais do Batalhão de Choque também foram até a unidade para auxiliar na remoção. A medida, conforme a agência, foi tomada para evitar qualquer alteração que pudesse ocorrer devido à insatisfação com as transferências. Não houve nenhuma alteração e as cinco presas foram enviadas para outras unidades do interior do Estado, que não foram divulgadas por questão de segurança.

Em vistoria, os agentes penitenciários não encontraram nenhum buraco ligando duas celas, como divulgado anteriormente.

Mesmo com a negativa de conflito por parte da Agepen, informações apuradas pela reportagem apontam que as presas pertenciam a facções rivais, PCC (Primeiro Comando da Capital) e Comando Vermelho. Ainda conforme apurado pelo Jornal Midiamax, a capacidade do Presídio Feminino é de 231 internas, mas atualmente abriga 336 presas.

A em Campo Grande e o conflito entre as duas facções na Máxima já teriam sido liberadas pela cúpula do PCC e um vídeo em que mostra os membros do grupo comemorando os acontecimentos na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte e fazendo a oração da facção foi divulgado nesta terça-feira (17). (Matéria alterada ás 15h51 para acréscimo de informações)

Confira nota na íntegra:

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) informa que não houve motim ou qualquer tipo de alteração no Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, unidade de regime fechado de Campo Grande. Foi providenciada, de maneira preventiva, a transferência de cinco internas, consideradas lideranças negativas, com o objetivo de impedir conflito entre grupos rivais, com base em informações previamente analisadas.

Foi solicitado pela Agepen apoio do Batalhão de Choque da Polícia Militar para auxiliar na remoção das internas que seriam transferidas, no sentido de reforçar a segurança nos procedimentos, caso houvesse recusa por parte delas ou mesmo alteração por parte das companheiras do presídio. As cinco internas foram transferidas para unidades prisionais do interior do Estado. Todos os procedimentos ocorreram sem nenhuma alteração e a rotina no presídio segue normal, inclusive com a realização de entrega de pertences por familiares, como é feito todas as quartas-feiras no presídio.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Últimas Notícias

Esportes

Corinthians vence o Palmeiras por 1 a 0 e larga na frente nas oitavas da Copa do Brasil

A partida foi marcada por equilíbrio nas estatísticas, mas também por lances de tensão e polêmicas

Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

As determinações de Donald Trump se amparam em suposta ameaça a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued