Pela 1ª vez em quatro anos, presas de Campo Grande confeccionam o próprio uniforme
Trabalho das internas reduz custo da administração
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Trabalho das internas reduz custo da administração
Para evitar o acúmulo de roupas nas celas, a uniformização no Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFIIZ), da Capital, foi implantado há quase quatro anos. Agora, pela primeira vez, a manutenção será garantida pelas próprias internas, na oficina de costura da unidade, gerando redução no custo para a administração e oportunidade de ocupação laboral às reeducandas.
As detentas finalizam uma nova remessa de peças, garantindo que os uniformes já desgastados possam dar lugar a novos, além da entrega dos kits, compostos de duas bermudas e três camisetas, às novas ingressas da penitenciária.
Essa é a primeira vez que os uniformes são confeccionados no próprio presídio, informa a diretora da unidade prisional, agente penitenciária Mari Jane Boleti Carrilho. Ela explica que, desde a implantação, a confecção era custeada pelo Conselho da Comunidade de Campo Grande, com produção terceirizada. “Estive no presídio feminino de Três Lagoas e vi que os uniformes são feitos lá mesmo, então decidi fazer igual aqui”, revela.
Além de proporcionar ocupação produtiva às mulheres em situação de prisão e garantia de renovação dos uniformes, a nova iniciativa reflete diretamente no custo, conforme Mari Jane, com uma economia média de R$ 4,00 por peça.
Diferentemente das remessas anteriores, a atual é financiada com recursos oriundos também do trabalho das internas, a partir da venda de peças artesanais produzidas no estabelecimento prisional.
Seis reeducandas trabalham na confecção dos uniformes, atuando desde o corte à finalização das peças.
De acordo com a direção da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), a exemplo do EPFIIZ, o uso completo de uniforme por presos já é realizado em 16 unidades prisionais do Estado e outras também já adotam camisetas padronizadas para os apenados que trabalham e precisam circular pelo presídio. A intenção é que, com o tempo, todos os presídios do Estado adotem o uso total do uniforme.
Notícias mais lidas agora
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
Últimas Notícias
EUA: Musk espalha desinformação sobre projeto de lei de gastos
Musk não apenas usou sua grande influência na plataforma para tentar influenciar o Congresso, mas o fez sem levar em conta os fatos
Identidade visual do Brics 2025, realizado no Brasil, terá árvore amazônica como símbolo
Samaúma, àrvore da Floresta Amazônica será símbolo do encontro
Belas Artes, Ernesto Geisel e escolas: prioridade é terminar obras paralisadas em Campo Grande, diz Adriane
Prefeita também destacou projetos a serem discutidos, como obras de viaduto na rotatória da Coca-Cola, na saída para São Paulo
Motorista que morreu carbonizado em acidente estava em zigue-zague na rodovia MS-276
Outros motorista tentaram tirar José de dentro do carro, mas ele estava preso nas ferragens
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.