Nesta manhã ocorreu a solenidade de formatura
O governo do Estado realizou na manhã desta quarta-feira (1º), a solenidade de formatura do 36º Curso de Formação de Agentes Penitenciários de Mato Grosso do Sul, com um total de 435 novos agentes. Estes serão distribuídos em 47 unidades de 18 municípios sul-mato-grossense.
Para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), esta formação representa um aumento considerável no quadro de servidores na área da segurança. “Nós estamos aumentando em 35% o número de agente penitenciários, o que é muito significativo em um momento que nós vemos ai uma crise estabelecida. Isso mostra ainda a resposta do governo em um setor que hoje esta bastante tenso, onde vamos aumentar em 2,600 vagas no sistema prisional com os novos presídios”.
Ainda segundo o chefe do executivo estadual, outras ações estão sendo planejadas para melhor a área da segurança. “Esses presídios são os que já estão em término de construção e nós vamos agora já a partir de março essas entregas e ai tem um cronograma para entregarmos, mas também temos mais R$ 50 milhões do fundo penitenciário para construção de mais três novos presídios. Acho que isso pelo menos desafoga um pouco daquelas vagas necessárias daquilo que nós temos exitentes”.
Os formandos passaram por curso de formação com carga horária total de 420 horas/aula, de 23 de novembro de 2016 a 31 de janeiro de 201. Foram 10 turmas de alunos que tiveram aulas em Campo Grande sobre os temas: direitos humanos, cidadania, legislação, gerenciamento de crise, defesa pessoal, normas, rotina prisional, primeiros socorros e outros.
Os locais de atuação do grupo serão onde existem unidades da Agepen (presídios, patronatos, escolas e sedes administrativas). Do total de 435 agentes, 70% serão lotados na área de Segurança e Custódia, 20% na Administração e Finanças e 10% na Assistência e Perícia, conforme estabelecido em lei que rege a carreira do servidor penitenciário.
Atualmente, 1.379 servidores atuam nas 47 unidades penais de Mato Grosso do Sul, além das escolas penitenciárias, patronatos e sedes administrativas.
Fotos: Mariana Anjos/Midiamax