Reforçarão o patrulhamento

As novas viaturas entregues para a PMA (Polícia Militar Ambiental) na manhã desta quarta-feira (12), pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), serão distribuídas em sete cidades do Estado. Os municípios foram escolhidos por terem maior área de campo, onde o patrulhamento será reforçado.

A solenidade de entrega das viaturas aconteceu no 5º Batalhão da PMA, na Avenida Mato Grosso. O tenente-coronel Ednilson Queiroz ressaltou que as viaturas recebidas serão entregues em , Cassilândia, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Anaurilândia e Ivinhema.

Segundo o militar, as camionetes serão entregues nas regiões onde há maior área de mata, parques e campos. “Essas viaturas foram adquiridas pelo convênio entre a PMA e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e serão utilizadas em ações de prevenção”, destacou.

Ainda conforme o tenente-coronel Queiroz, os policiais utilizarão as viaturas para fazerem o serviço de prevenção nas áreas de mata e também de educação ambiental. A intenção não é apenas aumentar a apreensão de material ilícito de caça ou pesca e fazer a prisão dos suspeitos, mas principalmente reduzir esse tipo de ocorrência.

O governador ressaltou que os novos veículos equipam e melhoram a estrutura de trabalho da PMA e da segurança pública e que trará grandes melhorias para a fiscalização no Estado. “Outros convênios devem sair ainda neste ano e também mais investimentos para a segurança”, disse.

Também esteve no evento o secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck. Conforme o secretário, outras entregas estão previstas para a PMA ainda neste ano. Uma das solicitações recentes que deve ser atendida em no máximo 90 dias é de um decibelímetro, aparelho usado na medição de decibéis, para configurar crime ambiental de poluição sonora.

Novas viaturas

Foram entregues veículos da marca Mitsubishi, modelo L200 Triton, a diesel. As camionetes foram adquiridas com recursos de compensação ambiental no valor total de R$ 1.120.000,00, por meio de convênio entre Imasul e a PMA.

Em fevereiro do ano passado o Imasul já havia entregue viaturas e equipamentos à PMA. Na ocasião, o secretário Jaime Verruck repassou à corporação três viaturas picape 4×4, quatro barcos de alumínio, cinco reboques para barco e 10 motores de popa, (4 de 15HP, 3 de 25HP e 3 de 40 HP). Foram investidos R$ 501,6 mil na aquisição dos veículos e embarcações, recursos também provenientes de compensação ambiental.

A PMA é responsável por zelar pelo cumprimento das normas ambientais em Mato Grosso do Sul. Orienta, fiscaliza e reprime crimes ambientais, como desmate não autorizado, pesca e caça irregulares, ações que provocam processos erosivos e que causem quaisquer tipos de prejuízos ao meio ambiente. Além de autuar e aplicar multas, a PMA pode prender cidadãos que infringir as leis ambientais.