Pular para o conteúdo
Polícia

Novas viaturas da PMA atenderão cidades com maiores áreas de campo

Reforçarão o patrulhamento
Arquivo -

Reforçarão o patrulhamento

As novas viaturas entregues para a PMA (Polícia Militar Ambiental) na manhã desta quarta-feira (12), pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), serão distribuídas em sete cidades do Estado. Os municípios foram escolhidos por terem maior área de campo, onde o patrulhamento será reforçado.

A solenidade de entrega das viaturas aconteceu no 5º Batalhão da PMA, na Avenida Mato Grosso. O tenente-coronel Ednilson Queiroz ressaltou que as viaturas recebidas serão entregues em Campo Grande, Cassilândia, , Bataguassu, , Anaurilândia e Ivinhema.

Segundo o militar, as camionetes serão entregues nas regiões onde há maior área de mata, parques e campos. “Essas viaturas foram adquiridas pelo convênio entre a PMA e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e serão utilizadas em ações de prevenção”, destacou.

Ainda conforme o tenente-coronel Queiroz, os policiais utilizarão as viaturas para fazerem o serviço de prevenção nas áreas de mata e também de educação ambiental. A intenção não é apenas aumentar a apreensão de material ilícito de caça ou pesca e fazer a prisão dos suspeitos, mas principalmente reduzir esse tipo de ocorrência.

O governador ressaltou que os novos veículos equipam e melhoram a estrutura de trabalho da PMA e da segurança pública e que trará grandes melhorias para a fiscalização no Estado. “Outros convênios devem sair ainda neste ano e também mais investimentos para a segurança”, disse.

Também esteve no evento o secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck. Conforme o secretário, outras entregas estão previstas para a PMA ainda neste ano. Uma das solicitações recentes que deve ser atendida em no máximo 90 dias é de um decibelímetro, aparelho usado na medição de decibéis, para configurar crime ambiental de poluição sonora.

Novas viaturas

Foram entregues veículos da marca Mitsubishi, modelo L200 Triton, a diesel. As camionetes foram adquiridas com recursos de compensação ambiental no valor total de R$ 1.120.000,00, por meio de convênio entre Imasul e a PMA.

Em fevereiro do ano passado o Imasul já havia entregue viaturas e equipamentos à PMA. Na ocasião, o secretário Jaime Verruck repassou à corporação três viaturas picape 4×4, quatro barcos de alumínio, cinco reboques para barco e 10 motores de popa, (4 de 15HP, 3 de 25HP e 3 de 40 HP). Foram investidos R$ 501,6 mil na aquisição dos veículos e embarcações, recursos também provenientes de compensação ambiental.

A PMA é responsável por zelar pelo cumprimento das normas ambientais em Mato Grosso do Sul. Orienta, fiscaliza e reprime crimes ambientais, como desmate não autorizado, pesca e caça irregulares, ações que provocam processos erosivos e que causem quaisquer tipos de prejuízos ao meio ambiente. Além de autuar e aplicar multas, a PMA pode prender cidadãos que infringir as leis ambientais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira