Pular para o conteúdo
Polícia

MS está entre os Estados com menor número de presos à espera de julgamento

'A melhor sentença de um juiz é um acordo', diz presidente do TJ/MS
Arquivo -

‘A melhor sentença de um juiz é um acordo’, diz presidente do TJ/MS

Após o pedido da presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Carmén Lúcia, por um esforço concentrado nas varas criminais e de execução penal nos Tribunais de todo o país, o novo presidente do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador Divoncir Schreiner Maran, revela que o Estado possui números positivos e melhores que demais entes da Federação.

“Hoje aguardam julgamento 3.150 presos preventivos. Isso é pouco mais de 20% dos cerca de 15 mil presos existentes (em unidades prisionais do Estado). Considerando cenário nacional o percentual é satisfatório, um dos menores do país. A média nacional fica entre 40 a 50% de presos aguardando julgamento”, revelou o desembargador. Em alguns casos, revelou o magistrado, o número chega a 70%. 

Diante da crise no do país, o Supremo quer que os Tribunais Estaduais encontrem soluções, e uma delas é designar juízes auxiliares e mais servidores para julgamento de ações de presos que poderiam cumprir penas alternativas ou estar em liberdade.

Os números de Mato Grosso do Sul já foram encaminhados à sede do STF, em (DF), e o presidente do TJ frisa que mesmo com superlotação nas unidades prisionais, os juízes sul-mato-grossenses conseguem estar em dia com as ações.

Maran também destaca que no Estado a progressão de regime, quando um preso, por exemplo, deixa o regime fechado e vai para o semi-aberto, o judiciário consegue dar celeridade às ações e os benefícios são atendidos imediatamente após a decisão judicial.

“Os mutirões carcerários estão em dia, também em atendimento ao pedido da ministra Carmén Lúcia, a dinâmica incrementada pelo Tribunal de Justiça perante nossos juízes garante cumprimento de prazos. No mutirão de julho de 2016 tivemos  1442 indultos e comutações de penas realizadas, resultado ótimo a meu ver”, frisa o desembargador, que também destacou a construção de três novos presídios em Mato Grosso do Sul, ao custo de R$ 52 milhões, e que prometem diminuir a superlotação nas unidades prisionais.

Conciliação

O presidente do TJ/MS também destacou outras frentes de audiência de conciliação, como nos Juizados de Trânsito, que em 2016 dos 4.099 atendimentos obteve acordo em 3899, ou 95% dos casos. Em algumas cidades, como , o número de conciliação chegou a 100%.

“As audiência de conciliação tem várias frentes de atuação, a intenção é fomentar prática dos chamados métodos autocompositivos, para promover a paz social. A mediação e conciliação são amplamente incentivadas pelo novo Código de Processo Civil, antes da propositura de uma ação”, frisou Divoncir.

Com 15 anos de existência, o número de acordos da Justiça Itinerante chega 87%. “A melhor sentença de um juiz é um acordo, quando ambas as partes saem satisfeitas”, finalizou o presidente do TJ. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Precisa de atendimento? Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande

Domingo será ensolarado e com aumento da temperatura em todo MS

botafogo

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

grávida

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Notícias mais lidas agora

indígena

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

parques

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

Últimas Notícias

Cotidiano

A qualquer hora, com qualquer pessoa: mal súbito mata 300 mil por ano no Brasil

Entenda por que mal súbito atinge até mesmo pessoas que praticam exercícios físicos

Polícia

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Família de Júlio Cesar Cerveira Filho luta por um julgamento digno

Esportes

Seleção Brasileira estreia neste domingo na Copa América

Partida será contra a Venezuela, a partir das 21h, em Quito

Polícia

Atendente procura a polícia após ser assediada por cliente de farmácia em Campo Grande

A vítima ainda foi chamada de desrespeitosa por não deixar ser tocada pelo criminoso