Pular para o conteúdo
Polícia

MS cria grupo de operações especiais para atuar nos presídios

Criação precisa ser aprovada pela Assembleia Legislativa  
Arquivo -

Criação precisa ser aprovada pela Assembleia Legislativa

 

O governo de Mato Grosso do Sul pretende criar um grupo de operações especiais para atuar nos presídios, em conjunto com os demais agentes da (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) na segurança das instalações penitenciárias, escolta, apoio às revistas nas celas e atuação em situações de crise.

A criação do Cope (Comando de Operações Especiais) precisa ser aprovada pela Assembleia Legislativa. O projeto que cria o grupo especial no âmbito da Agepen, faz parte do pacote de projetos enviados pelo governo para a Casa de Leis, conforme antecipou o Midiamax na segunda-feira (11). 

O Cope será integrado por agentes penitenciários que tenha feito treinamento para intervenção rápida, contenção, vigilância, escolta do sistema penitenciário, e tenham feito aulas de armamento e tiro com armas de calibres 12, .40 e carabina 5.56mm, uso de spray de pimenta, granadas ofensivas e procedimentos com escudo, entre outros.

Em mensagem à Assembleia Legislativa, o governador afirma que a atuação de grupos de operações especiais no sistema prisional é essencial para a manutenção da ordem e da disciplina nas prisões. Ele diz ainda que o emprego de pessoal especializado no ambiente carcerário contribui para a mobilização de tropas policiais em suas atividades de origem.

Azambuja também destaca que está previsto para o primeiro semestre de 2018 a entrega das obras da primeira Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira, em .

Mato Grosso do Sul é o estado que mais prende em todo o Brasil, em termos proporcionais, com 697,7 presos para cada grupo de 100 mil habitantes, segundo levantamento do Ministério da Justiça, divulgado na sexta-feira (8). 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)