10 famílias estavam acampadas no local

Um mandado de reintegração de posse foi cumprido na manhã desta terça-feira (05) em uma área em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande. O local estava ocupado por cerca de 10 famílias indígenas desde o dia 23 de novembro.

De acordo com informações do site DouradosNews, o clima era tenso durante a desocupação que foi ordenada pela Justiça e realizada por policiais Federais com apoio de policiais militares da Força Tática, Getam (Grupo Especializado Tático Motorizado) e Canil, com o auxílio do Corpo de Bombeiros. O trânsito chegou a ser bloqueado nas imediações.

O grupo ocupou a área no início do ano passado, entretanto foram despejados em outubro, conforme publicado pelo site Dourados Agora. As 10 famílias voltaram a acampar no local no dia 23 de novembro, quando bloquearam o trecho com o objetivo de chamar a atenção da Funai (Fundação Nacional do Índio) para  demarcação de terras.

Mandado de reintegração de posse despeja indígenas em Dourados

Após a desocupação, as famílias voltaram a bloquear o trânsito no local.

Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o líder do grupo pede a presença do Ministério Público para conversar e não há previsão de liberação do trânsito na rodovia.

A Perimetral Norte, o mini anel da cidade, foi bloqueado por volta das 11 horas. Até às 14  horas a equipe de Dourados desviava o trânsito n omini anel do trevo da MS 156 a BR 163. 

Matéria editada às 14h30 para adição de informações.