Todos os homens abordados tinham passagens

Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar fizeram ‘batida' durante manifestação de familiares de presos que cumprem pena em Mato Grosso do Sul.A equipe do Batalhão chegou ao local em motocicletas e policiais revistaram homens e exigiram a identificação das mulheres que participavam do protesto.

De acordo com os policiais que participaram da ocorrência, a ação é um procedimento de rotina. Todos os homens abordados, cerca de 12, tinham diversas passagens pela polícia, conforme o Choque. Eles foram revistados e, como não havia nenhum mandado de prisão em aberto, todos foram liberados. As mulheres tiveram o nome e a numeração dos documentos recolhidos.

A abordagem causou revolta entre os participantes da manifestação. Eles afirmam que a ação é uma represália ao protesto. “Ninguém estava fazendo baderna aqui, não tinha motivo para eles agirem assim. Estamos aqui protestando porque temos familiares nos presídios e sabemos das dificuldades”, disse uma participante que tem dois parentes presos em .

Cerca de 30 familiares de detentos, que cumprem pena em Mato Grosso do Sul, organizaram a manifestação, na tarde desta segunda-feira (23), na Praça Ary Coelho, em Campo Grande. Com cartazes, o grupo pedia melhores condições para os presos em unidades prisionais de outros estados.

Nos cartazes, pedidos para o fim da violência física e psicológica, uso de armas de choque e spray de pimenta e maus-tratos aos familiares nas visitas.