Pular para o conteúdo
Polícia

Câmara de Rio Brilhante vai realizar audiência pública sobre feminicídio

Crimes contra as mulheres é uma constante em Rio Brilhante.
Arquivo -

Crimes contra as mulheres é uma constante em .

O assassinato de Márcia Rodrigues Conceição que foi encontrada com o corpo queimado em Rio Brilhante está semana mobilizou toda a população em torno da violência contra a mulher que tem se tornado comum no município.

Na sessão ordinária da Câmara na noite de segunda-feira a vereadora Wandressa Barbosa (PSB) debateu o assunto na tribuna e demonstrou sua preocupação com os inúmeros registros de violência contra a mulher e o em Rio Brilhante.

Wandressa foi apoiada pelas também vereadoras Juraci Aparecida Souza Silva (PSC) e Tânia Mara Martins Cerveira de Castro (PTB) que também demonstraram apreensão com a morte de mais uma mulher em Rio Brilhante.

A vereadora Wandressa disse ao Midiamax que vai propor a realização de uma audiência Pública para discutir a violência contra a mulher e o feminicídio.  Wandressa, disse que ainda hoje vai conversar com as outras vereadoras para reforçar a sua proposição. “Não podemos mais aceitar passivamente a violência contra a mulher”, explicou ela.

PRINCIPAIS CASOS

A presidente do Instituto Sul-Mato-Grossense de Defesa do Direito Pleno (ISDP), Maria Carmen Matsunaka Carlino, fez um levantamento dos principais casos de mulheres nos últimos anos e que tiveram grande repercussão dos meios de comunicação.

Maria Carmen afirmou que é louvável a iniciativa de se realizar uma audiência pública para debater o assunto aproveitando que está acontecendo o “Agosto Lilá”, na luta pelo fim da violência contra as mulheres.

Entre os principais casos, Maria Carmen, cita o que aconteceu em junho de 2010 quando Maria Irene de Souza, de 43 anos foi assassinada ao defender a sua filha. Ela foi morta por Sidnei da Silva Oliveira, ex-namorado da filha. O crime aconteceu quando Sidnei estava brigando com a ex-namorada e ao perceber que o rapaz iria matar sua filha, Irene se atirou na frente para defender a filha e acabou morrendo no hospital.

Em junho de 2015 Joelma Roque de Oliveira foi assassinada pelo ex-marido João Antonio Espíndola Moreira no bairro João Zardo. A ex-sogra de João foi esfaqueada ao defender a filha, mas sobreviveu. Ele estava separado de Joelma há duas semanas e não aceitava a separação.

Em julho de 2015 mais um crime abalou a comunidade de Rio Brilhante. A estudante universitária Layane Pereira de Jesus de 19 anos foi morta pelo ex-marido Ogracenir da Silva Marcelino.

Layane ao ver o ex-marido invadir o seu quintal tentou fugir, mas foi segurada e golpeada a facadas. Ela morreu no Hospital da Vida em . O crime foi registrado como feminicídio e Ogracenir já foi julgado e condenado pela justiça e está cumprindo pena em regime fechado.

O crime ganhou grande repercussão na época e a população de Rio Brilhante realizou passeatas e atos públicos cobrando justiça.

O último caso e mais emblemático segundo Carmen Matsunaka aconteceu em junho deste ano quando o padrasto Ramão Carvalho de Souza matou a enteada Talia Soares Reche de 19 anos a tiros. Elza Aparecida Soares de 47 anos mulher de Ramão ao defender a filha também foi baleada e foi internada em estado grave.

Ramão fugiu da cena crime, se escondeu num matagal, mas foi preso pela Polícia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente de 13 anos desaparece e preocupa familiares em Campo Grande

corte de cabelo barbeiro

Procon Municipal encontra variação de 233% nos preços de barbearias em Campo Grande

Família confirma que velório de Preta Gil será no Rio de Janeiro: “Não há previsão”

Com cem vagas disponíveis, curso gratuito capacita profissionais e acadêmicos de Educação Física

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

PL define metas pró-Bolsonaro e prioridade no Congresso será anistia aos envolvidos no 8 de janeiro

Últimas Notícias

Esportes

Al-Hilal anuncia desistência da Supercopa Saudita após o Mundial para descansar seus jogadores

Direção da equipe afirmou não conceder férias aos atletas viola algumas cláusulas do contrato

Esportes

Presidente do Corinthians não pensa em demitir Dorival: ‘Está prestigiado’

Torcida do time paulista demonstraram preocupação diante da relação do técnico com o elenco

Cotidiano

TJMS abre inscrição de curso preparatório gratuito para adoção

A formação tem por objetivo habilitar os pretendentes a adoção para o exercício de uma paternidade ou maternidade responsável

Brasil

Fujão: preso é flagrado tentando fugir por janela de hospital

Policiais penais impediram a fuga do detento