Pular para o conteúdo
Polícia

Câmara de Rio Brilhante vai realizar audiência pública sobre feminicídio

Crimes contra as mulheres é uma constante em Rio Brilhante.
Arquivo -

Crimes contra as mulheres é uma constante em .

O assassinato de Márcia Rodrigues Conceição que foi encontrada com o corpo queimado em Rio Brilhante está semana mobilizou toda a população em torno da violência contra a mulher que tem se tornado comum no município.

Na sessão ordinária da Câmara na noite de segunda-feira a vereadora Wandressa Barbosa (PSB) debateu o assunto na tribuna e demonstrou sua preocupação com os inúmeros registros de violência contra a mulher e o em Rio Brilhante.

Wandressa foi apoiada pelas também vereadoras Juraci Aparecida Souza Silva (PSC) e Tânia Mara Martins Cerveira de Castro (PTB) que também demonstraram apreensão com a morte de mais uma mulher em Rio Brilhante.

A vereadora Wandressa disse ao Midiamax que vai propor a realização de uma audiência Pública para discutir a violência contra a mulher e o feminicídio.  Wandressa, disse que ainda hoje vai conversar com as outras vereadoras para reforçar a sua proposição. “Não podemos mais aceitar passivamente a violência contra a mulher”, explicou ela.

PRINCIPAIS CASOS

A presidente do Instituto Sul-Mato-Grossense de Defesa do Direito Pleno (ISDP), Maria Carmen Matsunaka Carlino, fez um levantamento dos principais casos de mulheres nos últimos anos e que tiveram grande repercussão dos meios de comunicação.

Maria Carmen afirmou que é louvável a iniciativa de se realizar uma audiência pública para debater o assunto aproveitando que está acontecendo o “Agosto Lilá”, na luta pelo fim da violência contra as mulheres.

Entre os principais casos, Maria Carmen, cita o que aconteceu em junho de 2010 quando Maria Irene de Souza, de 43 anos foi assassinada ao defender a sua filha. Ela foi morta por Sidnei da Silva Oliveira, ex-namorado da filha. O crime aconteceu quando Sidnei estava brigando com a ex-namorada e ao perceber que o rapaz iria matar sua filha, Irene se atirou na frente para defender a filha e acabou morrendo no hospital.

Em junho de 2015 Joelma Roque de Oliveira foi assassinada pelo ex-marido João Antonio Espíndola Moreira no bairro João Zardo. A ex-sogra de João foi esfaqueada ao defender a filha, mas sobreviveu. Ele estava separado de Joelma há duas semanas e não aceitava a separação.

Em julho de 2015 mais um crime abalou a comunidade de Rio Brilhante. A estudante universitária Layane Pereira de Jesus de 19 anos foi morta pelo ex-marido Ogracenir da Silva Marcelino.

Layane ao ver o ex-marido invadir o seu quintal tentou fugir, mas foi segurada e golpeada a facadas. Ela morreu no Hospital da Vida em . O crime foi registrado como feminicídio e Ogracenir já foi julgado e condenado pela justiça e está cumprindo pena em regime fechado.

O crime ganhou grande repercussão na época e a população de Rio Brilhante realizou passeatas e atos públicos cobrando justiça.

O último caso e mais emblemático segundo Carmen Matsunaka aconteceu em junho deste ano quando o padrasto Ramão Carvalho de Souza matou a enteada Talia Soares Reche de 19 anos a tiros. Elza Aparecida Soares de 47 anos mulher de Ramão ao defender a filha também foi baleada e foi internada em estado grave.

Ramão fugiu da cena crime, se escondeu num matagal, mas foi preso pela Polícia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bahia perde para Atlético Nacional e se complica na Libertadores

Motociclista é reanimado por socorristas após acidente entre moto e ônibus

Justiça autoriza exumação em caso de investigação de paternidade em Terenos

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Traficante perde controle de carro e vai parar nas margens da BR-060 com 1,3 tonelada de maconha

Últimas Notícias

Brasil

Receita lança painel interativo de benefícios fiscais a empresas

Os dados são baseados nas informações prestadas pelas próprias empresas

Polícia

Após perseguição na Nova Campo Grande, polícia apreende 141 kg de cocaína

Após tentativa de fuga de um motorista

Brasil

PF desarticula quadrilha especializada na produção de droga sintética

Capacidade para fabricação de mais de 4,2 milhões de comprimidos

Polícia

Desaparecido há 4 dias em MS, familiares continuam com buscas

Desapareceu em Ribas do Rio Pardo