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Polícia

Após receber falsa ligação de banco, cliente perde mais de R$ 23 mil

Parte dos pagamentos foram feitos para a Sefaz 
Arquivo -

Parte dos pagamentos foram feitos para a Sefaz 

Foi depois de receber uma ligação do banco e seguir os procedimentos para atualizar o módulo de segurança, que um homem de 35 anos teve mais de R$ 23 mil furtados de sua conta. Segundo o boletim de ocorrência, vários pagamentos, parte deles supostamente de tributos da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), foram realizados em seu nome.

A vítima procurou a polícia na noite desta quarta-feira (19). Ele contou que de manhã recebeu a ligação do banco Santander e foi informado que precisava atualizar o módulo de segurança e também receber a tabela de taxas dos serviços. O atendente informou o IP para o cliente e pediu para que ele digitasse o número na barra de endereços do navegador, o que foi feito.

Depois disso, o homem seguiu os passos indicados e fez a atualização sem passar qualquer senha para o atendente. Já no fim da tarde, ele usou um aplicativo na internet para verificar a conta e percebeu sete pagamentos de tributos estaduais da Sefaz feitos em seu nome. Além disso, duas transferências para pagamentos de ‘Fornecedores CIP’ também foram feitos.Após receber falsa ligação de banco, cliente perde mais de R$ 23 mil

Ao todo, o prejuízo da vítima somou R$ 23,894.96. Para a polícia, o homem reforçou que estranhou o ter acontecido horas depois de receber a ligação, negou ter feito qualquer um dos pagamentos e ainda reforçou que não é possível realizar tantos pagamentos e nem nos valores feitos, no mesmo dia.

A vítima ainda explicou que qualquer movimentação na sua conta é enviado para seu celular, mas isso não aconteceu desta vez. Para ele, a operação feita por ele pode ter exposto seu computador a alguma vulnerabilidade e o autor do crime usou isso como acesso para realizar as transações.

O caso será investigado pela Polícia Civil, que deve apurar ainda a participação de funcionários do banco, por conta da facilidade no golpe. O boletim foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro como furto qualificado com abuso de confiança, ou mediante fraude ou escalada e destreza.

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