Ela foi transferida hoje de MS para Rondônia

Transferida nesta quarta-feira (24) de Campo Grande para Porto Velho, em Rondônia, Jacqueline Alcântara de Morais, 42 anos, mulher de Luís Fernado da Costa, o Fernadinho Beira-Mar, 50 anos, cumpria pena na Penitenciária Federal de Segurança Máxima da Capital, na saída para São Paulo, o mesmo lugar onde se casou com o homem apontado como um dos chefes do tráfico no Brasil, há mais de duas décadas.

O casamento aconteceu durante a temporada de 3,4 anos que Beira-Mar passou em Campo Grande, entre julho de 2007 e dezembro de 2010. O carioca, considerado um dos comandantes do tráfico na fronteira com o Paraguai, teria uma base na região, em Coronel Sapucaia, cidade que já foi considerada uma das mais violentas de Mato Grosso do Sul.Alvo de operação casou com Beira-Mar em presídio da Capital há 10 anos

Em 2007, poucos meses depois de ser transferido para Campo Grande, Beira-Mar casou-se no presídio. A união com Jacqueline e Beira-Mar foi celebrada no dia 28 de setembro daquele ano, por um pastor evangélico, segundo as informações divulgadas à época pelo Ministério da Justiça. Os trâmites para o casamento foram feitos em um cartório de Campo Grande.

A cerimônia teve quatro testemunhas, além de uma das filhas de Beira-Mar, então com 9 anos, e um sobrinho dele, de 8 anos. A dupla levou as alianças. Tudo foi registrado por um fotografo, contratado pelo detento. Depois, teve salgadinho, bolo e refrigerante. Segundo os relatos da época, Beira-Mar estava de meio-fraque e a mulher de vestido de noiva.

Jacqueline, segundo os relatos da imprensa do Rio de Janeiro, foi ‘uma das mulheres’ de Beira-Mar desde sua adolescência. Os estudos dela, que é formada em Direito, teriam sido pagos por ele.

Prisões

Desde o começo dos anos 2000, ela já foi presa várias vezes, uma delas na Colômbia, quando a mãe também foi, em 2001. Nessa ocasião, foi liberada antes de o processo de extradição ser concluída, Depois, em 2007, foi novamente detida, em Manaus (AM). Em 2015, foi condenada por tráfico e veio cumprir pena em Campo Grande, no mesmo presídio de onde o marido foi transferido no final de 2010.

Agora, novamente o casal ficará na mesma penitenciária, em alas separadas. Ela vai para o Presídio de Segurança Máxima de Porto Velho (Rondônia), onde Beira-Mar, condenado a mais de 120 anos de prisão, está desde 2012.

Crime atrás das grades

Preso desde abril de 2001, Beira-Mar, segundo as investigações e ações policias contra ele, nunca teria deixado de comandar o crime. No período que esteve em Campo Grande, chegou a planejar uma fuga espetacular, que envolveira ainda o traficante colombiano Juan Carlos Abadía, e, ainda, o sequestro de autoridades.

Dois agentes penitenciários foram denunciados por envolvimento nesse plano, e perderam seus empregos públicos. Eles teriam recebido dinheiro de Beira-Mar para colaborar com o plano, que foi frustrado.

Agora, uma nova Operação, batizada de Epístolas, prendeu 5 filhos do traficante e a mulher dele. Após um ano e meio de investigações, a Polícia Federal afirma que, mesmo preso, Luis Fernando da Costa conseguiu diversificou os negócios: os lucros agora vão além do tráfico de drogas. O criminoso controla máquinas de caça-níquel, venda de botijões de gás, cesta básica, mototáxi, venda de cigarros e até o abastecimento de água.