Pular para o conteúdo
Polícia

Agepen abre investigação sobre diretores presos pela Operação Xadrez

Um procedimento interno já foi instaurado 
Arquivo -

Um procedimento interno já foi instaurado 

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) afirmou nesta segunda-feira (23) que vai investigar os dois diretores dos estabelecimentos penais de regime fechado e semiaberto, presos temporariamente em durante a , deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).

Segundo nota, a Procuradoria Jurídica e Corregedoria Geral da Agepen já foi acionada e acompanha “de perto os fatos e seus desdobramentos”. Um processo administrativo também já foi instaurado para apurar as acusações contra os dois diretores. Enquanto isso, diretores interinos serão designados para assumir a frente das unidades prisionais da cidade.

Os nomes devem ser divulgados no Diário Oficial, assim que escolhidos. Os diretores dos presídios de regime fechado e semiaberto, Ricardo Wagner Lima do Nascimento e Douglas Novaes Vilas, respectivamente, foram presos durante a operação que investiga os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, corrupção, peculato e falsidade documental, que aconteciam dentro das unidades, conforme o MPE (Ministério Público Estadual).

Segundo o Ministério Público, também receberam mandados de prisão temporária comerciantes de Corumbá que tinham vínculo de parentesco com os condenados e que fazem parte do grupo criminoso.

Durante a operação, o vereador reeleito de Corumbá Yussef Mohamad El Sala (PDT) foi conduzido por agentes do Gaeco. Ele estava na clínica dele, que foi alvo de cumprimento de mandado, assim como a casa do político.

Os mandados foram cumpridos em 12 pontos distintos, dentre eles os presídios de regime fechado e semiaberto, onde foram localizados dezenas de aparelhos celulares, drogas e dinheiro. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da Segunda Vara Criminal da Comarca de Corumbá.

Ainda em nota, a Agepen e a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) afirmaram que apoiam a operação em qualquer unidade prisional do Estado e estão à disposição para auxiliar nas investigações.

Confira a nota na íntegra:

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) acompanha a operação Xadrez deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), na cidade de Corumbá, que resultou na prisão temporária dos diretores Ricardo Wagner Lima do Nascimento, do presídio masculino de regime fechado, e Doglas Novaes Vilas, do presídio semiaberto masculino, e determinou que sua Procuradoria Jurídica e Corregedoria Geral acompanhem de perto os fatos e seus desdobramentos, instaurando processo administrativo para apurar as condutas narradas e responsabilidades. Informa que está providenciando a designação de diretores interinos para que os serviços das unidades prisionais não sofram solução de continuidade.

A Agepen e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) zelam pela total transparência e lisura das suas ações e veem com bons olhos toda ação, de qualquer instituição, que objetive apurar e combater quaisquer tipos de crimes, irregularidades e atos de corrupção que possam existir em suas unidades, e sempre se colocam à inteira disposição para auxiliá-las conforme suas necessidades.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF