‘Tropa de elite’ da PF chega em MS para atuar em área de conflito em Caarapó

Comando de Operações Táticas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Comando de Operações Táticas

Policiais da “tropa de elite” da Polícia Federal desembarcaram na tarde desta sexta-feira (17) no Aeroporto Francisco de Mattos Pereira em Dourados, cidade a 220 quilômetros de Campo Grande, para acompanharem a situação do conflito entre indígenas e produtos em Caarapó.

Lotados em Brasília (DF), os policiais do COT (Comando de Operações Táticas) que desembarcaram no jato ERJ 145 irão auxiliar o trabalho da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul. Em nota, foi informado nesta quinta-feira (17) a instauração pela delegacia da PF de Dourados um inquérito policial para apurar os fatos ocorridos entre os dias 12 e 15 deste mês.

O conflito na Fazenda Yvu ocasionou a morte do indígena Cloudione Rodrigues e deixou diversos feridos.  Ainda segundo a PF, no local também ocorreram agressões, roubo, danos ao patrimônio público e cárcere privado de equipe de Policiais Militares que atendeu ocorrência.

A PF informou em nota que as funções de polícia judiciária da União, exercida pela Polícia Federal, neste primeiro momento, é a preservação da ordem pública, incolumidade das pessoas e término das agressões, para que haja segurança e tranquilidade na realização dos trabalhos periciais naquele local de conflito e desta forma prosseguir nos demais atos investigatórios, primordiais na apuração das autorias e materialidades delitivas, a fim de que sejam responsabilizados todos aqueles que praticaram crimes, independentemente do grupo a qual pertençam, com a maior brevidade possível.

“Tropa de elite”

A chamada tropa de elite da Polícia Federal foi criada em 1987 para combater o terrorismo, e atuar em situações como desarme de bombas, resgate de reféns, assalto a bancos, prisão de traficantes internacionais e operações de reintegração de terras indígenas. Com uma média de 110 operações por ano, o COT é formado por menos de 100 policiais. 

Conteúdos relacionados