Pular para o conteúdo
Polícia

TRF3 condena réus por formarem grande organização de narcotraficantes

Turma declarou extinta a punibilidade de Jorge Rafaat
Arquivo -

Turma declarou extinta a punibilidade de Jorge Rafaat

O desembargador federal Cotrim Guimarães, da Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, confirmou a condenação de oito réus suspeitos de integrarem uma grande organização de narcotraficantes internacionais. Eles haviam sido condenados por Tráfico Internacional de Drogas e Lavagem de Dinheiro pela 3ª Vara Federal em /MS, após a apreensão de quase uma tonelada de cocaína em aviões pertencentes a alguns dos réus.

O Ministério Público Federal sustentou em sua denúncia que os réus integram, há vários anos, uma grande organização de narcotraficantes internacionais, com atuação na Colômbia, Peru, Bolívia e Paraguai, tendo bases em diversos locais nos estados de Mato Grosso do Sul, e Paraná, utilizando, também, território paraguaio para distribuir cocaína no Brasil e exterior, sendo titulares de diversos imóveis, além de muitas aeronaves.

No TRF3, o desembargador federal observou que o réu foi assassinado no dia 15 de junho, pouco tempo depois da inclusão da apelação em pauta de julgamento, “mediante emboscada através de uso de metralhadora antiaérea e com intensa troca de tiros envolvendo mais de cem pessoas”. Assim, ele decretou a extinção da punibilidade do réu, de acordo com o artigo 107, inciso I, do Código Penal, restando prejudicado o mérito do seu recurso. No entanto, tratou de sua participação na organização tendo em vista a dinâmica dos fatos e a necessidade de estabelecer a responsabilidade penal dos demais corréus.

Ele aumentou a pena-base aplicada na sentença pela prática do crime de tráfico, referente às apreensões de 488 Kg e 492Kg de cocaína, fixando-se no dobro da pena mínima prevista no artigo 12 da Lei nº 6.368/1976. Ele também decidiu readequar a quantidade de dias-multa fixada na sentença, compatibilizando-se com o critério de fixação da pena privativa de liberdade.

No entanto, tendo em vista que a denúncia foi recebida em 31/03/2005 e que a sentença penal condenatória foi publicada em 30/04/2014, com lapso temporal superior a oito anos, e que algumas penas isoladas não ultrapassaram o montante de quatro anos, o desembargador, com fundamento no disposto nos artigos 107, inciso IV, 109, inciso III, e 115, todos do Código Penal, decretou a extinção da punibilidade pela prescrição das penas em relação a dois réus, inclusive um deles com mais de 70 anos de idade.

Contudo, em relação a outros cinco réus, o desembargador decretou a imediata expedição de mandado de prisão, tendo em vista que o Plenário do Supremo Tribunal Federal, por ocasião do julgamento do HC nº 126.292-SP, passou a admitir o cumprimento provisório da pena depois de esgotado o duplo grau de jurisdição.

Ele acrescentou ainda, que são claros os fundamentos para a decretação da prisão preventiva dos condenados para a garantia da ordem pública, “uma vez que os elementos constantes dos autos indicam que os crimes pelos quais foram condenados eram praticados como meio de vida, de forma habitual”, até porque as notícias divulgadas pela imprensa a respeito da recente morte de Jorge Rafaat “são no sentido de que o motivo seria a disputa pelo tráfico de drogas e armas na fronteira do Brasil com o Paraguai, o que evidencia a persistência na prática das atividades delituosas já há longo tempo”, declarou.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher é mantida em cárcere e agredida pelo ex que descumpre medida protetiva

Colheita em fazendas pode influenciar abstenção de indígenas nas eleições em Paranhos

defesa civil

Chuva diminui, mas risco de deslizamento ainda é muito alto em cidades do RJ

Adolescente é arrastada para o quarto e estuprada pelo amigo do pai em MS

Notícias mais lidas agora

Concessionária é condenada a indenizar motorista por acidente na BR-163

Eleição suplementar em Paranhos começa em clima de dúvida entre eleitores: ‘cansativo’

Com gol de pênalti, Operário garantiu vantagem sobre Ivinhema (Fotos: RMP Fotografia e Marcelo Berton)

Ivinhema x Operário: tudo que você precisa saber antes da final

Maioria é contra soltura de condenados por envolvimento no 8/1, diz pesquisa da Genial/Quaest

Últimas Notícias

Polícia

Incêndio em carro mobiliza Corpo de Bombeiros na MS-141 em Ivinhema

Motorista disse que estava indo para o trabalho, quando o fogo começou no motor do veículo

Esportes

Neymar critica nova regra da CBF: ‘Futebol está ficando cada vez mais chato’

CBF vai punir quem subir na bola para provocar o adversário

Emprego e Concurso

Emprega CG oferece 500 vagas de emprego no bairro Vida Nova

Na ação, haverá uma oficina de fabricação de ovos de Páscoa

Famosos

Ator de Narcos, Manuel Masalva está em coma após contrair bactéria em viagem de férias

Ator mexicano contraiu infecção bacteriana em viagem a Dubai