Presos serram grades e fuga coletiva de 3 presídios é frustrada

Tentativas ocorreram em Três Lagoas, Campo Grande e Paranaíba

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Tentativas ocorreram em Três Lagoas, Campo Grande e Paranaíba

​Servidores da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) frustraram três planos de fugas, neste final de semana, em presídios de Mato Grosso do Sul.

Em Três Lagoas, durante operação pente-fino na manhã de domingo (11), no Presidio Masculino de Regime Fechado, os agentes encontraram a cela 15, do pavilhão IV, com uma grade serrada. O interno Cleone Antônio de Alvarenga assumiu a intenção de fuga e de ter causado dano ao patrimônio público. As celas com as grades cerradas foram isoladas para a realização de perícia e dos reparos necessários. Os detentos foram isolados em cela disciplinar para as apurações e punições necessárias.

Na Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande, no domingo a noite (11), a equipe de plantão recebeu uma ligação anônima denunciando que dois internos da cela disciplinar 2, do pavilhão I, teriam serrado a grade da janela da cela. Os agentes penitenciários foram ao local e constataram o ocorrido, sendo que, junto aos dois internos, foi encontrada uma corda artesanal. No início, os internos negaram que queriam fugir, porém, depois, um deles afirmou que queria fugir porque, se ficasse na unidade, poderia ser morto. A perícia criminal foi solicitada no local e ambos os internos, que responderão a processo disciplinar e dano ao patrimônio público, foram remanejados para outra cela.

No Estabelecimento Penal de Paranaíba, por volta das 03h e 30min desta madrugada (12), os agentes contiveram dois internos que serraram a grade da cela e correram até o alambrado. A equipe de plantão acionou o alerta e, com o auxílio da Policia Militar, a dupla que tentava fugir foi presa. O Diretor da Unidade providenciou que houvesse perícia na cela e determinou que fosse instaurado procedimento disciplinar e por dano ao patrimônio público contra os internos.

Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, os detentos intensificam as tentativas de fuga, por ocasião das festas de final do ano, “o que faz com que nossos agentes penitenciários redobrem seus cuidados, mesmo em um momento delicado pelo qual passa nossa instituição e o sistema penitenciário de todo o país e as frustrações de tentativas de fugas deste final de semana demonstram o trabalho de excelência que é exercido por parte dos nossos agentes, que agiram preventivamente, evitando as ocorrências”.

Segundo Stropa, “o Diretor de Operações, Reginaldo Francisco Régis, tem acompanhado bem de perto o funcionamento de todas as unidades prisionais do Estado, inclusive com inúmeras ações preventivas, para que o sistema não seja pego de surpresa”.