Pular para o conteúdo
Polícia

Preso finge passar mal para tentar fugir e agride agente com pedradas na cabeça

Vítima ficou gravemente ferida
Arquivo -

Vítima ficou gravemente ferida

Falta de proteção e efetivo nos presídios de Mato Grosso do Sul volta a ser assunto após mais um episódio de agressão. No sábado, dia 9, que atua no Presídio de foi gravemente ferido por um detento que tentou fugir.

Henrique Pereira da Silva, de 23 anos, preso em março deste ano por roubo, fingiu que passava mal para tentar fugir do presídio. Quando o agente penitenciário foi até a cela para levar o preso à enfermaria, o rapaz correu até o muro do presídio e foi perseguido. Henrique pegou uma pedra que estava ao lado do muro e atingiu o agente penitenciário com pedradas na cabeça.

Com apoio de outros agentes, o preso foi encaminhado para uma área de isolamento e a vítima foi a um posto de saúde para ser atendida. O detento foi encaminhado para outro estabelecimento penal, conforme o diretor presidente da (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) Ailton Stropa Garcia.

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, em alguns fins de semana o presídio chega a ser controlado apenas por três agentes penitenciários. “Realmente há defasagem, mas já estamos com concurso em andamento e até o fim do ano teremos 438 novos agentes”, disse Stropa. Além disso, os agentes penitenciários, que atuam diariamente acompanhando os presos dentro dos estabelecimentos penais, trabalham sem proteção, como colete balístico.

Além da agressão, casos de ameaça são constantes dentro dos presídios do Estado e um dia após o agente ser lesionado, outro foi jurado de morte no Presídio Semiaberto de Corumbá. O agente fechava as celas quando o detento de 23 anos o segurou pela camiseta. Os dois caíram no chão e entraram em vias de fato e outros detentos precisaram apartar.

Após a confusão, a ameaça. O detento disse ao agente que iria ‘pegá-lo’ na rua quando saísse. Há um mês, em 12 de junho, o mesmo reeducando foi autor de ameaça a outro agente. A vítima fazia revista pessoal no rapaz, que disse que se o agente o revistasse, ele daria uma porrada e o ameaçou de morte, dizendo que iria ‘pegá-lo’ fora do estabelecimento penal e matá-lo.

Os casos foram registrados em boletins de ocorrência e seguem em apuração. “Ossos do ofício”, afirmou Stropa. Segundo o diretor da Agepen, o caso de agressão ao agente penitenciário será analisado e já é acompanhado pela agência. Stropa elogiou a atuação dos agentes, que conseguiram conter o preso, mas afirmou que as ameaças, agressões fazem parte do dia a dia daqueles que escolhem tal profissão.

Outros casos

Em janeiro deste ano, um agente penitenciário de Corumbá foi empurrado e chutado pelo preso, que teria tentado fugir. O vídeo da agressão circulou pelo WhatsApp e foi divulgado também pelo Midiamax. O preso também foi transferido para outro estabelecimento penal na época.

Já em abril, no Presídio de Segurança Máxima de , agentes penitenciários foram intoxicados por detentos, que colocaram ‘chumbinho’, raticida, no café. O ato teria sido uma represália a um ‘pente-fino’ realizado no presídio dias antes. Na época, foi denunciado que os agentes estariam sendo ameaçados de morte com bilhetes deixados nas portas dos carros.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Receita diz que não haverá obrigatoriedade na cobrança retroativa do IOF

Consumidores perderam, em média, R$ 610 com golpes em compras online em MS, aponta pesquisa

Israel pede desculpas após ataque a igreja católica que matou 3 pessoas em Gaza

Amigos lamentam morte de adolescente de 16 anos em Ribas do Rio Pardo

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Fim de semana será de tempo firme com queda de temperatura

Últimas Notícias

Polícia

Polícia encontra mais de 1 tonelada de maconha escondida em ilha no Porto Caiuá

Droga estava em uma ilha na região do Porto Caiuá, em Naviraí

Brasil

Juiz nega exclusão do vídeo de ‘chá revelação’ em que mulher denuncia traição do marido

Vídeo viralizou em todo o país

Trânsito

Trabalhadores que estavam desaparecidos são encontrados mortos após acidente na MS-145

Vítimas seriam funcionárias de uma usina de Rio Brilhante e estariam retornando para a casa, em Deodápolis

Brasil

Covid-19: Fiocruz confirma circulação de nova variante no Rio de Janeiro

RJ é o quarto estado brasileiro com a circulação da variante