Bens de integrantes da quadrilha estão sendo sequestrados pela Justiça

A Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu/PR, deflagrou nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, (28) a Operação Aletria.

Investigação iniciada para apurar a existência de associação para o [maconha e cocaína] atuante na região da fronteira do Oeste do Paraná, especialmente nos municípios de Foz do Iguaçu/PR, Santa Terezinha de Itaipu/PR, São Miguel/PR, Itaipulândia/PR e Missal/PR. Foram colhidos indícios de que o grupo era responsável por introduzir no território nacional, armazenar e enviar a droga para grandes centros consumidores no país.

Após um ano e meio de investigação, foi constatada a existência de associação para o tráfico de drogas transnacional, composta por, pelo menos doze pessoas, entre os que atuam diretamente no tráfico de drogas e aqueles que auxiliam na ocultação de administração dos bens adquiridos com o proveito do tráfico.

Todo o patrimônio para o qual supostamente concorreu diretamente o dinheiro obtido com o tráfico de drogas, foi investido em imóveis, empreendimentos, automóveis, caminhões, carretas e embarcações, os quais estão registrados em nomes de terceiros e de familiares próximos.

Na primeira fase, foram presas nove pessoas, que permanecem sob custódia nos estados do PR, SP e PE; foram apreendidos sete veículos, duas embarcações, um caminhão, uma carreta, 31 toneladas de alpiste contrabandeado, cinco armas de fogo, munições, 4500 Kg de maconha, 9 kg de crack, 1 prensa de cocaína.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva; três mandados de monitoração eletrônica; oito mandados de condução coercitiva; quatorze mandados de busca e apreensão em residências; três mandados de busca e apreensão em empresas.

São objeto de sequestro judicial: 3 residências, 5 lotes, uma chácara, um motel, uma pedreira, sete caminhões, duas máquinas, duas embarcações e seis automóveis, patrimônio avaliado em R$ 20 milhões.

Equipes da Receita Federal do Brasil, que atuam em cooperação com a Polícia Federal, sob a ótica tributário-fiscal, cumpre conjuntamente com a Polícia Federal os Mandados de Busca e Apreensão nas empresas,

Estima-se que o chefe da organização criminosa seja um dos mais antigos da região e que atue com o tráfico de drogas há mais de dez anos. A elevada quantidade de droga apreendida e os bens identificados indicam o elevado poderio econômico de seus integrantes.