Envolvidos cobravam taxa para plantação e vendiam bois

A Polícia Civil do Paraná deflagrou nesta sexta-feira (4) a ‘Operação Castra’ para prender 14 pessoas de uma organização criminosa suspeita de vários crimes. Os alvos são integrantes do MST (Movimento Sem Terra) do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A investigação começou em março, por policiais da Delegacia de Cascavel, após a ocupação da Fazenda Dona Hilda, em Quedas do Iguaçu (PR), quando empregados da propriedade foram mantidos em cárcere privado por horas e sob a mira de armas de fogo. O dono da terra disse à polícia que após a invasão sumiram cerca de 1,3 mil cabeças de gado e que teve um prejuízo estimado em R$ 5 milhões no total de danos à propriedade.

Os bois eram transportados com documentação irregular e a investigação apontou que uma parte destes animais foi vendida pelos integrantes do MST. Os alvos desta ação policial também cobravam uma taxa em dinheiro (de até R$ 35 mil) ou sacas de grão para autorizar que os donos fizessem a colheita da própria plantação.

Serão cumpridos 14 mandados de prisão preventiva, outros 10 de busca e apreensão e ainda dois de condução coercitiva – quando a pessoa é levada para prestar depoimento na delegacia. Cerca de 70 policiais civis participam da operação.