Justiça destaca domínio de armamento

O promotor de justiça de Pedro Juan Caballero Justiniano Cardozo acredita que a pessoa que manipulou a arma que matou o empresário e narcotraficante Jorge Rafaat na noite desta quarta-feira (15) tem experiência com armamento pesado e pode estar ligado ao Comando Vermelho.

Para o site paraguaio ABC Color o promotor relatou que o crime foi efetuado por “uma máfia estrangeira que pretende se instalar no Paraguai”. Embora tenha dito anteriormente que o crime teria ligação com o (Primeiro Comando da Capital), Cardozo citou que esta é uma “tendência” do Comando Vermelho.

Cardozo ressaltou que pela quantidade de sangue encontrado no local onde estava o tripé usado para sustentar a arma antiaérea dentro da van, o atirador que a manipulou foi ferido gravemente e pode estar internado. Ele disse ainda que tudo leva a crer que o assassino é um ex-policial brasileiro.

Destacando as habilidades do atirador o ministro da segurança Jail Vice-Rachid disse que aparentemente se trata de um homem mais velho e altamente treinado para a utilização de armas pesadas. “Ele pode ser um oficial militar aposentado. Só uma pessoa com muito conhecimento pode operar esta arma. Além disso, todas as balas atingiram o mesmo lugar e  isso é muito difícil”, disse ressaltando a técnica do atirador.

Sobre a possibilidade do crime ter sido executado pelo Comando Vermelho, como mencionado pelo promotor Justiniano Cardozo, o subsecretário de Estado destacou que “vários grupos são manipulados. Pode ser o PCC ou Comando Vermelho, ou os dois juntos “, disse ele.

O ataque

Por volta das 19 horas desta quarta-feira (15), ao sair de seu escritório na cidade Paraguai, Jorfge Rafaat Toumani foi atacado por um grupo de pessoas fuzis AK 47 e Mag antiaérea e metralhadoras. Os suspeitos estariam em três veículos.

No local, além de centenas de capsulas de projéteis, a também encontrou armas de grosso calibre, tais como fuzis e 50, todos de posse militar, que furaram a blindagem do Jipe Hummer, do mesmo modelo utilizado pelo exército dos Estados Unidos. Nele, estava , vítima fatal. Vários outros ficaram feridos, dentre eles um policial identificado como Jorge Espindola.