Pular para o conteúdo
Polícia

PF envia grupo de elite para apoio a investigação sobre morte de índio

Segundo a PF, o grupo vai garantir a tranquilidade no local 
Arquivo -

Segundo a PF, o grupo vai garantir a tranquilidade no local 

Policiais do COT (Comando de Operações Táticas), grupo de elite da PF (Polícia Federal), desembarcaram em , a 229 quilômetros da Capital, às 15h30 desta sexta-feira (17) para auxiliar nas investigações sobre o conflito entre índios e fazendeiros em Caarapó. O grupo será responsável por garantir a ordem durante os trabalhos da perícia no local.

A equipe de , composta por 15 policiais armados, veio para Mato Grosso do Sul depois que um inquérito policial foi instaurado para investigar o conflito ocorrido entre os dias 12 e 15 deste mês, que resultou na morte do Cloudione Rodrigues, diversos feridos e ainda na agressão de três policiais militares.

O grupo, segundo a assessoria de comunicação da PF, deve garantir a “preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”, enquanto a perícia trabalha para apurar a materialidade e assim esclarecer o que de fato aconteceu na fazenda o “mais breve possível”.

A Polícia Federal ainda garantiu que com as investigações os responsáveis, independente de quem sejam, serão punidos.

Entenda

Os confrontos na região se agravaram depois do assassinato de Claudioni, de 26 anos. Na tarde desta terça-feira, três policiais militares chegar a ser feitos reféns, espancados, despidos e ainda tiveram gasolina jogada no corpo. Os índios chegaram a atear fogo na viatura dos militares e a tomaram suas armas, que só foram recuperadas no final da tarde de hoje.

Em uma nota de repúdio, a ABSSMS (Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul) afirmou que os policiais foram até a fazenda para apoiar uma equipe do Corpo de Bombeiros que socorria os índios feridos no confronto com os ruralistas, quando foram surpreendidos por um grupo de 15 pessoas.

Foi neste momento que os militares foram algemados e colocados deitados com o rosto voltados para o solo, enquanto a viatura era depredada. A situação foi contornada depois de duas horas, com a chegada de um pastor evangélico que atua na reserva indígena.

Do outro lado, uma índia que mora na aldeia afirmou para a imprensa que no mesmo dia outros índios foram assassinados pelos fazendeiros. Segundo ela, duas crianças estão entre as vítimas. “Tinha mais crianças entre as vítimas. Os fazendeiros enterraram duas crianças com uma pá carregadeira. Todo mundo que foi baleado estava dentro da aldeia”, alegou.

A acusação sobre o assassinado das crianças foi desmentida depois que a perícia encontrou motos enterradas no local apontado pela índia.

A mulher ainda alegou que nenhum índio ferido, oito ao total, estava na região que pertence aos fazendeiros na aldeia. “Vieram, atirando em direção à aldeia. Todas as vítimas estavam em território indígena e não na ”, diz.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira