Pular para o conteúdo
Polícia

Operação para transferir presos tem ‘insurreição’, bombas de gás e tiros

Policiais e agentes foram ameaçados pelos internos
Arquivo -

Policiais e agentes foram ameaçados pelos internos

Presos ligados à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) foram transferidos de presídios do Estado durante uma megaoperação realizada pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Foram 54 presos remanejados e em um princípio de motim resultou reação da polícia com bombas de gás e tiros de borracha.

De acordo com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), a operação aconteceu em , Dourados, e Naviraí. Os internos foram transferidos conforme o grau de periculosidade e articulação para outras unidades do Estado e também para o Presídio Federal de Campo Grande.

“Os presos que identificamos como lideranças altamente negativas foram levados ao Presídio Federal”, explicou o diretor de Operações da Agepen, Reginaldo Francisco Régis.

Na PED (Penitenciária Estadual de Dourados), além das transferências, uma operação pente-fino também foi realizada no Raio 2, ala B, que abriga os presos de maior periculosidade da penitenciária. Policiais do Batalhão de Choque foram acionados e durante as revistas houve retaliação dos presos.

Segundo o boletim de ocorrência registrado pelos militares, em uma das celas os presos desobedeceram às ordens dos policiais e passaram a xingar e ameaçar a guarnição. Ainda confirme o registro, os internos estavam em visível estado de embriaguez e afirmaram ser o PCC, em uma tentativa de intimidar os militares.

No momento da transferência, os quatro internos resistiram e outros presos começaram a jogar objetos contra os militares. Em uma das celas, os suspeitos chegaram a quebrar um vaso e também as mobílias para arremessar contra os policiais, que reagiram com uso de gás lacrimogênio e tiros de bala de borracha.

“Foi uma insurreição dos presos e o Choque tomou as medidas necessárias para controlar”, afirmou o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia para equipe do Jornal Midiamax.

Ao serem colocados dentro do camburão, os internos voltaram a ameaçar os militares, alegando que matariam eles e os agentes penitenciários como “havia feito com o Agente Penitenciário de Naviraí”.

Ramão Hudeson Salinas Borges, de 39 anos, Robson Ferreira Vaz, de 32 anos, Alex da Silva De Araújo, de 21 anos e Thiago dos Santos Barbosa, de 27 anos, foram indiciados por desobediência e desacato. Cerca de 70 agentes penitenciários e 50 policiais participaram do pente-fino.

Foram apreendidas 61 armas artesanais (entre facas, chuços e vergalhões), feitas a partir de ferros retirados das camas, 23 celulares, 4 litros de Maria Louca, (bebida artesanal produzida com restos de comida), 10 carregadores, 8 carcaças de celular, 23 peças de celulares sobressalentes, 6 baterias avulsas, 3 cachimbos, 4 chips soltos e várias porções de drogas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Homem em surto ameaça a própria mãe com faca e acaba baleado em MS

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

Últimas Notícias

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia

Famosos

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Jogadora de vôlei está gravida de 16 semanas de seu primeiro filho com Bruno Rosa

Trânsito

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

No veículo haviam duas crianças e dois adultos