Operação para transferir presos tem ‘insurreição’, bombas de gás e tiros
Policiais e agentes foram ameaçados pelos internos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Policiais e agentes foram ameaçados pelos internos
Presos ligados à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) foram transferidos de presídios do Estado durante uma megaoperação realizada pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Foram 54 presos remanejados e em Dourados um princípio de motim resultou reação da polícia com bombas de gás e tiros de borracha.
De acordo com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), a operação aconteceu em Campo Grande, Dourados, e Naviraí. Os internos foram transferidos conforme o grau de periculosidade e articulação para outras unidades do Estado e também para o Presídio Federal de Campo Grande.
“Os presos que identificamos como lideranças altamente negativas foram levados ao Presídio Federal”, explicou o diretor de Operações da Agepen, Reginaldo Francisco Régis.
Na PED (Penitenciária Estadual de Dourados), além das transferências, uma operação pente-fino também foi realizada no Raio 2, ala B, que abriga os presos de maior periculosidade da penitenciária. Policiais do Batalhão de Choque foram acionados e durante as revistas houve retaliação dos presos.
Segundo o boletim de ocorrência registrado pelos militares, em uma das celas os presos desobedeceram às ordens dos policiais e passaram a xingar e ameaçar a guarnição. Ainda confirme o registro, os internos estavam em visível estado de embriaguez e afirmaram ser o PCC, em uma tentativa de intimidar os militares.
No momento da transferência, os quatro internos resistiram e outros presos começaram a jogar objetos contra os militares. Em uma das celas, os suspeitos chegaram a quebrar um vaso e também as mobílias para arremessar contra os policiais, que reagiram com uso de gás lacrimogênio e tiros de bala de borracha.
“Foi uma insurreição dos presos e o Choque tomou as medidas necessárias para controlar”, afirmou o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia para equipe do Jornal Midiamax.
Ao serem colocados dentro do camburão, os internos voltaram a ameaçar os militares, alegando que matariam eles e os agentes penitenciários como “havia feito com o Agente Penitenciário de Naviraí”.
Ramão Hudeson Salinas Borges, de 39 anos, Robson Ferreira Vaz, de 32 anos, Alex da Silva De Araújo, de 21 anos e Thiago dos Santos Barbosa, de 27 anos, foram indiciados por desobediência e desacato. Cerca de 70 agentes penitenciários e 50 policiais participaram do pente-fino.
Foram apreendidas 61 armas artesanais (entre facas, chuços e vergalhões), feitas a partir de ferros retirados das camas, 23 celulares, 4 litros de Maria Louca, (bebida artesanal produzida com restos de comida), 10 carregadores, 8 carcaças de celular, 23 peças de celulares sobressalentes, 6 baterias avulsas, 3 cachimbos, 4 chips soltos e várias porções de drogas.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Provas de processo seletivo para estagiários e residentes do MPMS acontecem no domingo
Candidatos podem consultar os locais de prova no site oficial da Fapec
Alunos de Campo Grande recebem kit escolar antecipado para ano letivo de 2025
SED e Semed iniciam a distribuição para as escolas
Novo procedimento em Lula foi ‘um sucesso’, diz médico após embolização na artéria
O presidente Lula (PT) passou, na manhã desta quinta-feira (12), por um novo procedimento no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O médico Roberto Kalil disse que “foi um sucesso” e o presidente está acordado e conversando. Lula foi submetido a uma embolização de artéria meníngea média. O objetivo era bloquear o fluxo de sangue no…
Está na lista? Prefeitura convoca aprovados em seleção para auxiliar administrativo e financeiro
O auxiliar administrativo e financeiro irá desenvolver atividades de processamento, conferência e registro da rotina administrativa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.