Operação Ágata 11 apreende quase R$ 10 milhões em soja sem documentação

Soja foi encontrada trafegando pelo rio Paraguai

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Soja foi encontrada trafegando pelo rio Paraguai

Oito toneladas de grãos de soja foram apreendidas em ação conjunta da Receita Federal com a Marinha do Brasil e a Polícia Federal durante a Operação Ágata 11, no final da manhã desta quarta-feira (22). A carga, estimada em quase 10 milhões de reais, estava sendo transportada da Bolívia para a Colômbia. A soja foi encontrada em seis barcaças trafegando pelo rio Paraguai, mas a documentação obrigatória exigida pela Receita Federal não foi apresentada.

Ao Diário Corumbaense, Fábio Lemos Teixeira, agente da Receita Federal da equipe de Vigilância e Repressão Aduaneira, disse que trata-se de trânsito internacional de mercadoria e, embora em águas internacionais, está sujeito à fiscalização.

“Devido à Operação Ágata, essa embarcação com seis chatas foi abordada com farelo de soja, só que no ato da fiscalização, eles não apresentaram documentação que comprove a origem da carga e declaração de transporte. A inobservância dessa apresentação documental enseja em manifesto sem documento equivalente e outras declarações que está previsto no decreto 6.759/2009 Artigo 689 inciso 4º”, explicou Fábio.

A embarcação permanecerá no porto da 5 Bacia em Corumbá para ser feita análise detalhada da retenção para verificação da mercadoria e destino final dela. O valor da soja está estipulado em 2.618.376,00 dólares, quase dez milhões de reais.

Conteúdos relacionados