Presos pela PF ficam no Presídio Federal

Os dois presos pela PF () por suspeita de envolvimento com , na segunda fase da , também devem ser transferidos para o Presídio Federal de .

Foram cumpridos dois mandados de prisão temporária em São Paulo, cinco de busca e apreensão e três de condução coercitiva realizados também em outros estados, na última quinta-feira (11). As ações foram autorizadas pela Justiça Federal do Paraná.

Por meio de nota, a PF informou que todos os alvos são brasileiros e que a iniciativa “tem o objetivo de garantir a segurança dos Jogos Olímpicos e o bem-estar dos cidadãos”. A Operação Hashtag foi deflagrada no fim de julho e já havia prendido doze pessoas suspeitas de planejar atentados terroristas no Brasil durante os Jogos Olímpicos. As investigações começaram em abril com o acompanhamento de redes sociais pela Divisão Antiterrorismo. 

Os suspeitos presos participavam de um grupo virtual denominado Defensores da Sharia e planejavam adquirir armamentos para cometer crimes no Brasil e até mesmo no exterior. Entre os suspeitos, está o campo-grandense Leonid El Kadre, que foi preso na cidade de Comodoro (MT). Novos presos por suspeita de terrorismo devem vir para Campo Grande

Os mandados judiciais que autorizaram a prisão dos dez suspeitos foram expedidos pela 14ª Vara Federal de Curitiba. As prisões e mandados de busca e apreensão e de conduções coercitivas foram cumpridos nos estados do Amazonas, Ceará, da Paraíba, de Goiás, Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná, de Mato Grosso e do Rio Grande do Sul.