teve mais de 20 minutos de tiroteio

Foram cerca de 25 minutos de tiroteio que transformaram Pedro Juan Caballero em cenário de guerra na noite desta quarta-feira (15). O tiroteio teve início por volta das 19h desta quarta-feira (15), nas imediações do Mercado Municipal de Pedro Juan, e terminou com a morte de várias pessoas, dentre elas, , empresário ligado ao narcotráfico na região de fronteira.

Habitantes da região estão assustados com a possibilidade de um novo ataque acontecer, já que houve sobreviventes que foram levados a um hospital da região. De acordo com um jornal local, houve trabalhadores que preferiram ir embora e deixar o hospital por conta do medo.

Em , o clima também é de tensão. Moradores dos bairros mais próximos da fronteira evitam sair de casa. Nas redes sociais como Facebook e WhatsApp, também não se fala de outro assunto. “Recebi fotos e áudios do tiroteio, parecia guerra, mesmo”, afirmou uma pessoa que preferiu não ser identificada.

Moradora de Pedro Juan Caballero, uma brasileira afirma que por pouco não presenciou o atentado. “É uma região muito central e movimentada, eu poderia estar passando ali”, conta a mulher, que esta noite irá dormir na casa de familiares, no Brasil.

Outro morador de Ponta Porã afirmou que boatos também começaram a surgir. “Estão circulando notícias de que em vários pontos da cidade está havendo tiroteio, que algumas pessoas morreram. Não sabemos se as informações procedem, mas por medo a gente prefere não arriscar. Trabalho em Ponta Porã, mas moro em Pedro Juan. Vou sair daqui só para ir para casa”, disse.

Cenário de guerra

Armamento de grosso calibre foi identificado nos carros abandonados (WhatsApp)

 

No local, além de centenas de capsulas de projéteis, a polícia também encontrou armas de grosso calibre, tais como fuzis e .50, todos de posse militar, que furaram a blindagem do Jipe Hummer, do mesmo modelo utilizado pelo exército dos Estados Unidos. Nele, estava Jorge Rafaat Toumani, vítima fatal. Vários outros ficaram feridos, dentre eles um policial identificado como Jorge Espinola.

O ataque teve início quando o jipe foi interceptado por duas Toyotas Hylux e uma Ford 250 – transformadas praticamente em tanques de guerra (veja foto). Segundo o portal paraguaio ABC, a polícia seguiu em perseguição aos autores do crime e sete pessoas já teriam sido detidas.