Moradora encontra bacon com veneno no quintal após ter gatos de estimação mortos

Animais foram mortos em duas semanas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Animais foram mortos em duas semanas

 

Na tarde de terça-feira (21), mulher de 61 anos que trabalha como confeiteira, encontrou um pedaço de bacon com ‘chumbinho’ – veneno para rato – no quintal de casa. A moradora de Coxim, cidade a 253 quilômetros da Capital, encontrou o veneno após ter três gatinhos de estimação mortos nos últimos 15 dias.

A mulher criava quatro gatos e dois já haviam sido encontrados mortos em casa por ela. Na tarde de terça-feira, a moradora afirma que encontrou o terceiro animal morto quando chegou na residência. Ao olhar no quintal, a idosa encontrou um pequeno pedaço de bacon com ‘chumbinho’, preso com um palito de dente. “Parece um tipo de espetinho preparado para envenenar os animais”, disse a mulher ao site Edição MS.

A vítima procurou a Delegacia de Polícia Civil. Segundo o SIG (Setor de Investigações Gerais), a polícia já tem um suspeito de cometer os crimes de maus tratos e segue investigando o caso.

‘Chumbinho’

Popularmente chamado de ‘chumbinho’, o produto é comercializado ilegalmente e foi popularizado como raticida, pela eficácia de letalidade e rápida ação. É sólido, granulado e com coloração que varia de cinza a preto.Moradora encontra bacon com veneno no quintal após ter gatos de estimação mortos

Em animais domésticos e no ser humano, o veneno age no sistema nervoso central, sistema respiratório e no coração. Em no máximo 30 minutos é absorvido pelo organismo e provoca convulsões, coma e morte.

Existe tratamento, embora o mesmo nem sempre seja possível, dependendo da quantidade e tempo de exposição à toxina; e muitas vezes, mesmo seguindo toda a orientação médica, o chumbinho pode deixar sequelas.

No Brasil, envenenar um animal é considerado crime de “maus tratos”, enquadrado na Lei Federal 9.605/98 que trata dos Crimes Ambientais com pena detenção, de três meses a um ano, e multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Conteúdos relacionados