Polícia

Mais de 700 presos serão beneficiados com ‘saidão’ para festas de fim de ano

Em Campo Grande

Renata Portela Publicado em 21/12/2016, às 13h00

None
agepen.jpg

Em Campo Grande

Presos que cumprem pena nos regimes aberto e semiaberto serão beneficiados com o ‘saidão’ de Natal e Ano Novo. Em Campo Grande, mais de 700 detentos, que rotineiramente já saem para trabalhar, sairão metade em cada feriado.

Segundo o diretor da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Ailton Stropa, serão 756 presos com o benefício. Metade deve sair entre os dias 24 e 26 de dezembro e a outra metade entre 31 de dezembro e 2 de janeiro.

Stropa reforçou a informação de que os presos do regime fechado não têm o benefício concedido. A Polícia Militar é informada do endereço de todos os presos que saem e tem autorização para ir até a residência dos detentos, confirmar se permanecem nas casas.

A saída temporária, o 'saidão', é um benefício concedido pela Justiça aos presos que cumprirem requisitos como: comportamento adequado; cumprimento mínimo de 1/6 da pena, se réu primário, e 1/4 se reincidente; compatibilidade do benefício com os objetivos da pena; entre outros. Os detentos costumam ter liberação em feriados como Páscoa, Dia das Mães e Natal.

Atenção redobrada

No WhatsApp circulam várias mensagens que alertam sobre o 'saidão' de Natal e a atenção que a população deve ter. Ao  Jornal Midiamax, o delegado Reginaldo Salomão da Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) disse que deve sim haver um cuidado redobrado neste período. "A população tem que entender que este é um grupo de pessoas experientes no crime, que pode oferecer maior risco", afirmou.

Jornal Midiamax