Tirar ‘Marcola' da cela

Eder Hector Moreira de Moura, de 23 anos, foi preso por invadir o  Centro Penal Agroindustrial da  em , com o intuito de propiciar a fuga de um dos presos indetificado como Marcola. 

Por volta das 3 horas, servidores da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário ), frustraram a tentativa de Eder que entrou na Gameleira . Pelo sistema de videomonitoramento, os agentes flagraram quando Eder já estava no interior do estabelecimento com um pé de cabra.

Ele tentava arrombar o cadeado da grade que dá acesso às celas disciplinares, momento em que os agentes penitenciários o prenderam e acionaram a Polícia Militar  que o levou à delegacia, onde foi autuado em flagrante por tentar dar fuga à pessoa presa ou submetida à medida de segurança.

Na delegacia, Eder disse que tentava ter acesso a uma cela onde estava o detento conhecido como Marcola, para então libertá-lo da prisão. Afirmou ainda que foi contratado por uma pessoa conhecida por Fatima e que receberia R$ 200 pelo serviço.

Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a frustração da tentativa de regaste na Gameleira demonstra o bom trabalho que é exercido por parte dos agentes penitenciários, que, atentos e em um momento delicado pelo qual passa a instituição, que deve, nos próximos dias, agregar novos servidores ao seu quadro, agiram rapidamente, evitando a efetivação da ocorrência.

Segundo Stropa, mesmo a Polícia Militar dando suporte com rondas noturnas nas imediações daquele presídio e mantendo, durante o dia, um posto policial nas proximidades, a ousadia do crime organizado é imensa e, para evitar outros acontecimentos do tipo, manteve contato com o Comandante da PM que já estuda as medidas pertinentes nesse sentido.