Polícia faz apelo para que ocorrências sejam registradas
Com relatos de roubos, brigas e até um arrastão no trecho da Avenida Afonso Pena, entre o Shopping Campo Grande e o Parque das Nações Indígenas, que estariam sendo realizados por adolescentes, a Deiaj (Delegacia Especializada em Atendimento à Criança e ao Adolescente) se manifestou nesta sexta-feira (7). De acordo com a delegada titular da unidade, Aline Gonçalves Sinnott, não e possível afirmar que todos o envolvidos são menores de idade, porém, em vários casos de apreensões de adolescentes, é possível verificar que são garotos e garotas sem envolvimento com crimes anteriores.
“Esses adolescentes, são em maioria da periferia, e vão para região por conta da aglomeração. Percebe-se que quando cometem roubos, é um crime de oportunidade. Eles não saíram de casa para roubar. Na maioria dos casos, quando se chega à autoria, eles nunca haviam roubado. Falta educação por parte dos pais. Tem adolescente que é apreendido e os pais nem vão buscar”, explica a delegada. Neste caso, os pais respondem por abandono.
Ainda segundo a delegada, nestes casos, os adolescentes, costumam vender o celular e ficar com o dinheiro. Outra especificidade é que às vezes, os adolescentes são encontrados com facas, o objeto é apreendido, mas ele não.
Conforme Sinnott, nos últimos 60 dias, foram registados dez roubos na região e somente em um deles, foi apurada a participação de adolescentes.
No domingo, 25 de setembro, dois adolescentes, de 15 e 16 anos fizeram um arrastão na Avenida Afonso Pena, em frente à entrada do Parque. Ele foram apreendidos e encaminhados para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) e levados para a Unei (Unidade Educacional de Internação).
A delegada ainda orienta que vítimas do crime de roubo, mesmo que tenha sido levado apenas o celular procurem a polícia. Nos casos registrados pela polícia, apenas um deles as vítimas acionaram a Polícia Militar e os autores foram localizados. Entre as orientações também está usar o rastreador do celular e anotar o número do Imei.