O material deve ser destruído em 70 dias
Mais de 800 quilos de explosivos foram apreendidos em Terenos, a 31 quilômetros de Campo Grande, durante a Operação Rastilho, que é realizada por equipes do Exército desde terça-feira (29) em todo o Estado. As fiscalizações, segundo o Exército, são parte da preparação do País para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Rio 2016.
Na manhã desta quinta-feira (31) as equipes apreenderam 828 quilos de emulsão encartuchada (explosivos), 4.385 metros de cordel detonante, 68 retardos e 15 estopins, que eram armazenados irregularmente.
A empresa responsável pelos explosivos ainda foi atuada por “irregularidades na armazenagem, controle e emprego de explosivos em atividade mineradora” e responderá a processo administrativo. Todo o material foi confinado em um paiol e deve ser destruído após o fechamento do processo administrativo, que geralmente é concluído em 60 dias.
Os municípios de Aparecida do Taboado, Brasilândia, Selvíria e Três Lagoas também receberam vistorias durante a ação, mas todos os explosivos encontrados estavam em situação regular. A operação de ordem nacional começou a ser realizada em Mato Grosso do Sul na terça-feira, com previsão de encerramento nesta quinta-feira, mas pode se estender conforme a necessidade.
Segundo o Exército, o objetivo da operação é evitar ou reduzir a possibilidade de que explosivos utilizados por empresas registradas sejam desviados e empregados contra pessoas e estruturas, permitindo o seu uso somente por pessoas legalmente habilitadas. Participam da ação equipes da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria da Fazenda e Departamento Nacional de Produção Mineral.