Usuários clicam em links chamativos e são hackeados
Pesquisadores da rede de segurança virtual Eset alertam para um novo golpe que tem infectado diversos dispositivos no Brasil. Um dos objetivos, de acordo com o site de tecnologia Olhar Digital, é roubar as contas de usuários do Facebook.
Os hackers utilizam links falsos, que aparentemente levariam a notícias, com títulos alarmantes. Quando a pessoa clica no link, sua conta é infectada por um malware utilizado pelos criminosos.
“Mistério resolvido! Criança desaparecida no Mato Grosso é encontrada dentro de cobra” e “Caso goleiro Bruno: após seis anos policia encontra vídeo de espancamento de Eliza Samudio” são algumas das “notícias” utilizadas pelo grupo.
O método possibilitaria que o webcriminoso tenha acesso às contas das pessoas sem sequer precisar da senha, compartilhando links sem a permissão dos usuários.
Cuidados necessários
Camillo Di Jorge, presidente da Eset, afirma que “a escolha do Facebook tem como objetivo atingir o maior número possível de vítimas. E as pessoas precisam ficar bastante atentas a esse tipo de ataque”.
A Eset lembra que, para evitar esse tipo de transtorno, as pessoas só devem clicar no que considerarem extremamente confiável. Também é aconselhável acessar a conta apenas em dispositivos que se conheça. Alguns dos links suspeitos são: “melhoresdainternet10”, “supervideosweb” e “noticiastop10”.