Comissão Permanente de Ética

A Comissão Permanente de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Campo Grande deu prosseguimento à representação feita contra o vereador Roberto (PSC) que disse conhecer muito bem, ‘ainda mais no silêncio dos edredons,” a mãe do prefeito Alcides Bernal (PP) em pronunciamento no plenário da casa de leis no último dia 3 de maio.

Segundo o vereador Alex do PT, presidente da Comissão, o parlamentar terá 10 dias úteis para apresentar sua defesa escrita, a contar da data em que for notificado. O colegiado deve escolher ainda nesta semana o relator do procedimento.

O caso

O vereador Roberto Santos Durães (PSC) causou revolta entre testemunhas que o viram dizer em plena sessão parlamentar “conhecer muito bem, ainda mais no silêncio dos edredons,” a mãe do prefeito.

Com microfone oficial do Legislativo Campo-grandense e, na frente das câmeras, disparou contra a idosa que está acamada por problema de saúde e que, segundo familiares, tem o hábito de assistir à TV Câmara. “Eu quero dar um recado ao prefeito. Eu conheço muito a senhora mãe dele, viu? Eu conheço demais aquela senhora mãe dele… como eu conheço, já que é uma corja, fala pra mãe dele contar pra ele quem sou eu. Ainda mais no silêncio dos edredons”.

Dois dias depois voltou ao plenário para pedido oficial de desculpas. Em nota, também buscou retratação. ‘”Venho por meio desta, retratar-me à senhora Laura, mãe do Prefeito Alcides Bernal. Em um discurso, no qual fiz referências à essa senhora de respeito, fui infeliz em tal colocação” .

Pedido de cassação

As assessoras do prefeito apresentaram ontem um pedido de representação por quebra de decoro parlamentar contra Roberto Durães. No documento, elas pedem a instauração de processo ético, justificando que o ato do parlamentar caracterizam crimes como injúria e violência doméstica contra a mulher. Veja o vídeo aqui.