Pular para o conteúdo
Polícia

Boliviano extraditado irregularmente recebe habeas corpus a pedido do MPF

Preso em flagrante por tráfico de cocaína
Arquivo -

Preso em flagrante por tráfico de cocaína

MPF/MS (Ministério Público Federal no Mato Grosso do Sul) solicitou a liberdade por meio de (HC) do boliviano Jorge Suye Romero, preso em flagrante por tráfico de cocaína na região de . Segundo o MPF/MS a entrega ao Estado brasileiro foi ilegal, pois deveria er sido feita por meio de um ato formal de extradição.

O caso aconteceu em uma fiscalização de rotina, realizada no Posto Fiscal da Inspetoria da Receita Federal em Corumbá, localizado na entre Brasil e . Segundo nota do MPF, ele estaria portando  3.155 gramas de cocaína quando foi abordado e, por descuido, acabou fugindo a pé até a linha da fronteira, para entrar na Bolívia. Porém ele foi detido e entregue pela polícia boliviana à Polícia Federal brasileira., que o prendeu em flagrante. Jorge Romero foi levado à Delegacia de Corumbá para interrogatório e, em algumas horas depois, o flagrante foi convertido em prisão preventiva pela Justiça Federal em Corumbá.

O MPF sustentou que a entrega de Jorge Romero violou as normas de cooperação internacional vigentes entre Brasil e Bolívia. Assim a prisão em flagrante realizada pela Polícia Federal brasileira e a prisão preventiva que dela decorreu, foram invariavelmente contaminadas. Com isso a soltura foi imposta para não prolongar o constrangimento ilegal imposto ao estrangeiro. Inicialmente o pedido foi negado pela 4ª Subseção Judiciária do Mato Grosso do Sul o que levou o MPF a requerer HC para garantir a liberdade a Jorge.

O procurador da República, Yuri Corrêa da Luz, que assina o HC, reconhece que a Polícia Federal procurou seguir as normas que regem a prisão em flagrante, mas somente depois que as autoridades bolivianas haviam entregue Jorge ilegalmente. Segundo o procurador, a Bolívia deveria ter recorrido a um ato tradicional de extradição.

“E assim, por não terem observado tal regra procedimental, as autoridades policiais bolivianas acabaram usurpando uma competência exclusiva da Suprema Corte de seu país, tornando irregular a apresentação de Jorge Suye Romero à Polícia Federal brasileira”, sustentou.

Conforme relata o MPF/MS, o HC impetrado sustenta que a entrega em análise constituiu a chamada “extradição por empurrão” ou “extradição de fato”, uma forma ilegal de transposição de um sujeito, de um Estado a outro, sem a observância dos regramentos procedimentais e materiais pertinentes ao processo extradicional. E para o procurador da República impetrante, essa prática não pode ser admitida pelo Estado brasileiro, “seja porque violadora da soberania do Estado boliviano, que o Brasil se comprometeu a respeitar, seja porque violadora de diversos direitos fundamentais previstos na ordem interna brasileira e na ordem jurídica internacional”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional