Pesqueiros irregulares ficam próximos a Rio Amambaí

Policiais Militares Ambientais multaram seis pessoas em um total de R$ 10,2 mil por instalação de ranchos pesqueiros em uma APP ( Permanente), às margens do rio Amambaí, depois de uma fiscalização na última terça-feira (17). A área é considerada de mata ciliar, e se encontrava próxima a ponte da rodovia MS-487, no município de , a 403 quilômetros de Campo Grande.

O ocorreu na propriedade do assentamento rural Caburey. A polícia realizava uma fiscalização de rotina na área quando encontrou 29 ranchos pesqueiros construídos pelos assentados. Os seis assentados irregulares tinham construído os seus ranchos dentro da área de preservação, sem prévia autorização do órgão ambiental.

Os oficiais interditaram as atividades e aplicaram a multa aos infratores. Os assentados ainda poderão ser penalizados por crime ambiental, e se condenados, podem pegar pena de um a três anos de detenção. Eles terão que desocupar o local e apresentar ao órgão ambiental estadual um plano de recuperação da área degradada.

(Com supervisão Thatiana Melo)