Visitante registra túmulos quebrados e ossadas expostas em cemitério
Prefeitura afirma que responsabilidade é dos familiares
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Prefeitura afirma que responsabilidade é dos familiares
Uma moradora de Miranda, cidade a 210 quilômetros de Campo Grande, registrou em fotos a depredação de túmulos do cemitério do município. No perfil do Facebook, Candinha Thiry divulgou as imagens de ossadas expostas, caixões violados e túmulos quebrados.
De acordo com Candinha, além das estruturas depredadas, ela notou o mau cheiro no local. “Assim que entrei no cemitério, já pude observar alguns caixões abertos, jogados em cima de túmulos também violados. Restos de ossos, crânios, caixões com corpos no lixo e muito mau cheiro e uma água escorrendo por entre os túmulos o que, na minha opinião de leiga, pode contaminar o lençol freático”, contou.
O cemitério de Miranda fica localizado na região central da cidade, próximo a conjuntos habitacionais, supermercados e comércio. “Nem mesmo os espaços considerados sagrados tem escapado da ação dos criminosos. Imagens sacras são frequentemente furtadas de igrejas, templos e monumentos religiosos. Nem mesmo os cemitérios são respeitados. O que estamos assistindo em relação ao cemitério de Miranda é um ato de vandalismo, e acima de tudo é um ato criminoso. Estamos indignados”, declarou Candinha.
Conforme informações da assessoria da prefeitura do município, há muitos túmulos antigos no cemitério e a manutenção, que é de responsabilidade dos familiares, raramente acontece. A prefeitura ainda informou que um zelador cuida devidamente da manutenção e limpeza do terreno.
Ainda em declaração, a prefeitura afirma que o lixo acumulado no interior do cemitério é feito pelos próprios responsáveis pelos túmulos e ocorre quando os familiares vão reformar ou realizar novos sepultamentos, pois juntam os destroços e jogam no local. Conforme a assessoria, o município ainda não possui uma legislação específica que trate da questão do cemitério.
Crime
O Código Penal inclui entre os crimes contra o respeito aos mortos, o delito de violação de sepultura. Conforme o artigo 210, a pena aplicável ao autor do crime é a de reclusão de um a três anos, além de multa.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Como Escolher a Empresa Ideal para Realizar o Laudo de SPDA: Um Guia Completo
O Laudo de SPDA é um documento essencial para garantir a segurança de instalações contra descargas atmosféricas, ou seja, contra os raios. Ele é necessário para verificar e certificar que o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) de uma edificação está em conformidade com as normas vigentes, como a NBR 5419. Com isso, é…
Homem sofre infarto enquanto corria em esteira de academia no bairro São Francisco
Vítima foi reanimada por equipe do Samu
ASICS lança primeiro tênis com a marca Senna na categoria Sportstyle
ASICS apresenta sua primeira colaboração com a marca Senna na categoria Sportstyle. A parceria apresenta produtos que reimaginam o estilo de vida de Senna para uma nova geração. Um precursor da preparação física no automobilismo, Senna integrava corridas de mais de 10 km à sua rotina diária, demonstrando disciplina e determinação, pilares da filosofia “Sound…
Senado pauta PEC que inclui o Pantanal de MS entre os patrimônios nacionais nesta quarta-feira
Hoje, a PEC cumpriu sua segunda sessão de discussão em primeiro turno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.