Policiais aposentados tiveram que devolver armamento em julho

O Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul) protocolou nesta sexta-feira (14) solicitação para que o Estado doe aos policiais civis aposentados armas acauteladas. A demanda surgiu após denúncia que alguns aposentados foram obrigados a devolverem o armamento durante o processo de recadastramento. A medida promovida pela Delegacia-Geral da Polícia Civil teve início no dia 20 de julho deste ano.

Para o presidente do Sinpol-MS, Alexandre Barbosa, mesmo aposentado o policial civil continua propenso a sofrer represálias devido ao trabalho. “O policial dedica-se cerca de 25 anos a combater o crime e com isso gera inimizades gratuitas com pessoas que foram investigadas e presas. Muitas vezes recebe ameaças de agressão e morte”, explica.

O Sinpol-MS defende que é necessário que o Estado oferte, gratuitamente, ao policial civil aposentado uma ferramenta de defesa para proteger-se de ameaças iminentes e, assim, continue a valorizar o servidor que dedicou-se a servir e proteger a sociedade.