Pular para o conteúdo
Polícia

Servidor detido pelo Gaeco já tinha sido multado pelo TCE por irregularidades no FIC

Servidor também fez parte de uma comissão que apurava irregularidades na prestação de contas do FIC 
Arquivo -

Servidor também fez parte de uma comissão que apurava irregularidades na prestação de contas do FIC 

O servidor estadual Reginaldo Pereira Peralta, que foi detido nesta quarta-feira (4), pelo (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), durante a operação “Fantoche” fez parte de uma comissão que apurava irregularidades na prestação de contas do FIC (Fundo de Investimentos Culturais).

De acordo com publicação no DOE (Diário Oficial do Estado) de 29 de outubro de 2014, Reginaldo e outras duas servidoras foram designados para uma comissão que apurava a irregularidades na prestação de contas de dois projetos, um com valor de R$ 20 mil e outro, no valor de 9.796,40.

No momento em que o Gaeco cumpria os mandados de prisão, o secretário estadual de Cultura, Turismo e Empreendorismo e diretor-presidente da FCMS (Fundação de Cultural de Mato Grosso do Sul), Athayde Nery, informou que será aberta uma sindicância para apurar a conduta do servidor, que era coordenador financeiro do FIC na gestão anterior.

Probelma antigo 

No dia 16 de setembro de 2008, o TCE (Tribunal de Contas Estadual) reprovou algumas prestações de contas de projetos do FIC.  As contas se referiam ao ano de 2003, quando Reginaldo também era coordenador do fundo.

Um dos projetos reprovados tinha valor de R$ 17.948,00 e previa a realização de 24 apresentações de contação de estória em escolas. De acordo com o relatório-voto do conselheiro José Ricardo Pereira Cabral, o gestor responsável à época pelo FIC/MS, Reginaldo Pereira Peralta foi multado em 20 Uferms, e o valor contratual impugnado ressarcido aos cofres públicos devidamente atualizados, por falta de comprovação das despesas.

Na sessão do dia 25 de novembro do mesmo ano, os conselheiros rejeitaram oito prestações de contas do FIC, todos referentes ao exercício de 2004. Dos oito processos rejeitados, apenas um não teve os valores impugnados, embora a prestação de contas de um dos convenios, tenha sido declarada irregular e não aprovada pelo conselheiro José Ricardo Pereira Cabral, que aplicou multa de 100 Uferms a Silvio Di Nucci, então secretário de Cultura e Reginaldo Pereira Peralta, ordenadores de despesa à época.

Em todos os processos de prestação de contas rejeitados, as irregularidades se deviam à falta de comprovação do objeto dos convênios, documentos ou em alguns casos, entrega de documentação inidônea (notas fiscais falsificadas), conforme parecer do Ministério Público Especial junto ao TCE/MS. Aos envolvidos, ainda cabia recurso. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fortaleza impõe goleada histórica sobre o Juventude e respira no Brasileirão

Mesmo após morte no Pantanal, jovem filma e divulga prática de ceva à onça em MS

Em jogo equilibrado, Operário empata mais uma em casa pelo Brasileirão Série D

Ciclista atropelada

Vídeo de ciclista atropelada em Campo Grande viraliza e gera debates até fora do Brasil

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Carro recheado de entorpecentes capota na MS-164; motorista fugiu do local

Últimas Notícias

Esportes

Red Bull Bragantino empata com o Grêmio e assume a liderança provisória do Brasileirão

Time de Bragança Paulista tem 17 pontos, um à frente do Palmeiras que domingo fará o clássico paulista diante do São Paulo, também pela oitava rodada

Cotidiano

Vaticano publica brasão e lema oficial do novo sumo pontífice Papa Leão XIV

"In Illo uno unum" são as palavras, pronunciadas em um sermão por Santo Agostinho, que o Pontífice escolheu como seu lema episcopal. Uma referência ao Bispo de Hipona também no brasão, com a imagem de um livro fechado sobre o qual repousa um coração transpassado por uma flecha

Esportes

Com gols de Maicon e Vegetti, Vasco supera Vitória que afunda na tabela do Brasileirão

Com a vitória, o Vasco chegou aos seis pontos e saltou para a 13ª colocação, respirando um pouco mais aliviado na tabela

Loterias

Confira os números sorteados nas Loterias Caixa neste sábado em seis modalidades

Foram sorteados prêmios nas modalidades +Milionária, Dia de Sorte, Mega-Sena, Quina, Timemania e Lotofácil