Curso terá duração de cinco dias em

Destinado à formação de 35 Guardas Civis Municipais, a Secretaria Municipal de Segurança (SEMSP) iniciou nessa semana o curso de capacitação para manuseio de espingarda calibre 12. Com carga horária de 40h/aula, os participantes realizarão cerca de 1.200 tiros durante os cinco dias de curso. O treinamento tem como objetivo habilitar os servidores para atuarem em ações preventivas e segurança dos bens de serviço da capital.

O curso é aplicado por instrutores do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e da Polícia Federal, possuindo além da parte prática, 16h/aula destinada às disciplinas teóricas.

Na grade de ensino estão sendo estudados: Conduta e Normas de Segurança, Dispositivos de Espingarda Calibre 12, manejo, desmontagem e montagem da arma, técnicas de tiro, negociação em crise, desembarque e embarque em viaturas, filosofia dos direitos humanos aplicado à atuação da Guarda Civil Municipal, atuação da Guarda frente aos grupos vulneráveis, sobrevivência urbana, ética e cidadania e legislação sobre o uso da arma de fogo.

O Secretário Municipal de Segurança Pública, Valério Azambuja informa que o treinamento faz parte do cronograma de cursos destinado à capacitação dos Guardas Civis Municipais de Campo Grande. “Com mais esta etapa, a administração visa dotar as esses servidores públicos de conhecimento técnico, prático e teórico para que os mesmos estejam em condição para realizar o manuseio e uso da espingarda calibre 12 em ações preventivas e de segurança em prol da segurança pública de nossos munícipes”, afirmou.

De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Segurança Pública até o final do ano mais 350 guardas deverão receber a mesma capacitação.