Os assassinatos foram reduzidos pela metade, porém as tentativas tiveram queda de 6,3% 

Com o fim da realizada por algumas instituições, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) divulgou na manhã desta quinta-feira (19) a redução de até 50% em alguns tipos de crimes no Mato Grosso do Sul. Os dados seguem a base das ocorrências registradas neste período e comparadas com as do ano passado, em igual tempo.

De acordo com a secretaria a redução faz jus a trabalho integrado entre a Polícia Civil, PM (Polícia Militar), DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e PMRv (Polícia Militar Rodoviária Estadual), nos 79 municípios do Estado.

As operações tiveram início na sexta-feira (13) e algumas ainda não têm data para acabar. Os homicídios sofreram queda de 50% em durante o carnaval e as tentativas de 6,3% em todo o Mato Grosso do Sul. Caíram também os percentuais de homicídios culposos no trânsito, de 8 para 5, o que representa queda de 37,5%. Também foram registradas quedas nas lesões corporais dolosas em 28,5%.

Os roubos mostraram redução de 20,8% em todo o Estado, passando de 125 em 2014, para 99 neste ano. Furtos passaram de 479 registrados no mesmo período do ano passado, para 340 este ano, queda de 29% em Mato Grosso do Sul e 28% em Campo Grande.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues, a integração das polícias foi fundamental. “As polícias não estão mais isoladas e sim trabalhando juntas. A Polícia Militar faz o policiamento ostensivo, as blitz e abordagens e a Polícia Civil investiga, realizando operações especiais e tirando de circulação os criminosos que reiteradamente praticam crimes. O resultado mostra que estamos no caminho certo”, destaca.

Nas estradas

Dados parciais divulgados na tarde desta quarta-feira (18) pela PMRv mostram que foram vistoriados 4.037 veículos, sendo 3.185 no carnaval passado. Com isso, resultaram em 320 multas, 73 a mais que em 2014 e recolhidos 34 CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

Os acidentes nas estradas estaduais caíram de 22 no carnaval de 2014, para nove neste ano, e não houve morte, sendo que no ano passado ocorreram duas.

Sete veículos foram apreendidos, além de duas cargas de contrabando e descaminho. A ação resultou na prisão de dois motoristas embriagados e na recaptura de dois foragidos. Em 2014 houve apenas uma prisão e cinco recuperações de veículos.