Secretaria faz parceria com TJ-MS para capacitar GCM como mediadores de conflitos
Na mediação há uma “autocomposição assistida”
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Na mediação há uma “autocomposição assistida”
Na noite desta quinta-feira (14), o Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Romero Osme Dias Lopes, palestro para 100 Guardas Civis Municipais de Campo Grande no auditório do IMPCG e mostrou aos participantes a importância da mediação de conflitos e suas aplicações prática nas funções que eles exercem cotidianamente. “Muitos casos de conflito não são solucionados. Em muitos, temos uma decisão judicial, que nem sempre soluciona o problema conflitante entre as partes.
Na mediação há uma “autocomposição assistida”, ou seja, são os próprios envolvidos que vão discutir debater seus conflitos, mas com a presença de um terceiro imparcial, que não deve influenciar ou persuadir que as pessoas entrem em um acordo. No processo de mediação existe a preocupação de (re)criar vínculos entre as pessoas, estabelecer pontes de comunicação, transformar e prevenir conflitos”, declara Romero.
Com enfoque na mediação e suas aplicações no poder judiciário Romero mostrou aos Guardas Civis Municipais com exemplos práticos o quão eficiente pode ser o trabalho do mediador na solução dos mais diversos casos, desde os mais simples aos de maior complexidade e firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMSP), através do seu titular Valério Azambuja, para que os Guardas Civis Municipais possam receber o curso de Mediação Judicial oferecido pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Judicial de MS.
Para o Secretário Valério Azambuja a parceria entre a SEMSP e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul representa um importante passo na capacitação dos Guardas Civis Municipais.
“O curso é uma excelente oportunidade de agregar novos conhecimentos e capacitar o guarda para uma abordagem ainda mais eficiente. A parceria iniciada com o desembargador Romero irá possibilitar que esta primeira turma possa atuar como multiplicadores junto aos seus demais pares da instituição e futuramente outras turmas poderão ser capacitadas para atuarem de forma efetiva nos conflitos que por ventura possam surgir durante o cumprimento de suas obrigações legais”, ressalta.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.