Alunos do Distrito de Bocajá também foram atendidos

As crianças e adolescentes do Projeto Florestinha realizaram nesta semana trabalhos de educação ambiental para alunos das escolas públicas e privadas de Laguna Caarapã (MS). As atividades de Educação Ambiental foram desenvolvidas no ginásio poliesportivo da cidade, em parceira com a Secretaria de Educação e de Meio Ambiente do município. Além dos alunos da cidade, foi atendida ontem (16) a do Distrito de Bocajá. Todos os alunos foram atendidos, menos os estudantes das aldeias indígenas que estavam no planejamento, em razão das condições das estradas. 

Os trabalhos foram realizados em forma de oficinas temáticas, pelas crianças e adolescentes do Projeto Florestinha supervisionados pela PMA (Polícia Militar Ambiental). As oficinas temáticas foram: de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos; visitação ao museu de animais e peixes empalhados, com palestra sobre fauna, , atropelamentos de animais silvestres, tráficos, etc; apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: águas, desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos etc; e palestra executada por um Florestinha para a sensibilização dos estudantes sobre os vários temas ambientais, de forma que os alunos entendam que o ambiente é um complexo e que afetar o seu equilíbrio gera problema de qualidade de vida, tendo em vista que tudo que usamos, comemos, bebemos, respiramos vem do ambiente.

Além das oficinas e palestras foram realizadas discussões de vários temas ambientais entre os alunos e as crianças do Projeto Florestinha, supervisionadas pelos Policiais Militares Ambientais.

Além da parte social, Educação Ambiental tem sido prioritária nos trabalhos desenvolvidos pelo Projeto Florestinha. Em 2013 foram atendidos 11.913 e em 2014 foram atendidos 7.870 alunos da capital e interior de Mato Grosso do Sul.