Polícia

Polêmica: jovens são detidos por uso de narguilé em Nova Andradina

Comum na Capital, prática é condenada no interior de MS

Evelin Cáceres Publicado em 04/04/2015, às 11h45

None
narguile2.jpg

Comum na Capital, prática é condenada no interior de MS

Dois jovens, de 18 e 23 anos, foram encaminhados para a delegacia de Nova Andradina, distante 297 quilômetros de Campo Grande, na noite desta sexta-feira (3). Ambos foram flagrados por um policial militar fazendo uso do narguilé na Praça dos Três Poderes.

De acordo com o boletim de ocorrência, os jovens inalavam substância que causa dependência química, “por sua vez constatado por pesquisas que tem o poder de dependência maior que o cigarro”.

O material foi apreendido para análise. Os jovens foram detidos por indução, instigação ou auxílio ao uso de entorpecente ou substância que determina dependência física ou psíquica.

Lei municipal

A condução dos jovens à delegacia pode parecer polêmica, mas em Três Lagoas, cidade próxima a Nova Andradina, existe uma lei municipal a ser sancionada que proíbe o uso do objeto por menores de idade.

Em caso de descumprimento, os adolescentes seriam levados ao Conselho Tutelar e liberados com a apresentação dos pais ou responsáveis. O texto também pune os estabelecimentos comerciais que venderem ou estimularem o uso do narguilé aos menores de idade, com multa e até perda do alvará.

Também fica vedado o uso do narguilé por adultos em locais públicos, como áreas de lazer, ginásios, praças, escolas e qualquer outro espaço onde houver aglomeração.

Jornal Midiamax