Polícia afirma que houve ofensas e jovens relatam exagero na ação

Na madrugada deste sábado (5), por volta das 2 horas, dois acadêmicos, um rapaz de 22 anos e uma jovem de 21 anos, foram encaminhados para a delegacia após um tumulto ocorrido nos bares da Rua Montese, localizado nas mediações da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O registro policial afirma que os jovens chegaram a ofender policiais, acionados por vizinhos, por causa do barulho no local. Os jovens reclamam de exagero na ação da polícia no local, que é fruto de reclamação frequente.

Durante a confusão, um tiro de bala de borracha foi disparado para cima, sem atingir ninguem. Os policiais também usaram spray de pimenta.

De acordo com o boletim de ocorrência, registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) da Vila Piratininga, cinco equipes da Polícia Militar, incluindo Polícia de Trânsito, foram acionadas para irem até o bar, onde os clientes estariam no meio da rua. De acordo com os policiais, eles começaram a verificar irregularidades no local.

Segundo os militares, os bares funcionam com venda autorizada de bebida alcoólica, mas com restrições de horário para venda e consumo. Foi solicitado então para que os donos do estabelecimento encerrassem as atividades e os policiais continuaram no local até que as pessoas saíssem do bar.

Ainda de acordo os policiais, um grupo de jovens desobedeceu a ordem e, também conforme o registro policial, várias ocorrências de perturbação de tranquilidade foram registradas naquela noite, por vizinhos. Foi dada ordem novamente para os jovens saírem do meio da rua, mas eles desobedeceram e começaram a ofender os policiais.

Consta no registro policial que os jovens proferiram palavras de baixo calão, xingando os militares e cantando músicas de apologia contrária à polícia. Foi dada voz de prisão aos estudantes que desobedeceram a ordem policial e, segundo os militares, neste momento os outros jovens que os acompanhavam partiram para cima dos policiais.

Segundo foi relatado à Polícia Civil, foi feito uso de munição de elastômero,  o nome técnico para bala de borracha, além de uso de spray de pimenta para conter os jovens. O rapaz de 22 anos e o jovem de 21 anos foram encaminhados para a delegacia e, ainda conforme o boletim de ocorrência, não cessaram os xingamentos.

Os dois acadêmicos foram indiciados por desobediência, e resistência.

Não é a primeira vez

Na internet, uma das pessoas que estavam no local, reclamou da ação da PM, afirmando que houve chutes e violência contra os jovens que estavam no local, pivô frequente de reclamações e problemas por causa da aglomeração na rua. Em março deste ano, uma equipe do Batalhão de Choque foi acionada para ir até o mesmo local, atender ocorrência de perturbação de tranquilidade, por parte dos clientes. Na ocasião, houve também reclamação de que os acadêmicos estavam fechando o trânsito na rua e a polícia teria conversado com os donos dos bares.

Na ocasião, os policiais jogaram bomba lacrimogênea e afirmaram que o uso do equipamento estava dentro da legalidade. Foi dada novamente ordem de desobstrução da via e um estudante, considerado ‘agitador', foi detido por desacato. De acordo com a Polícia Civil, na delegacia ele assumiu que estava errado e pediu desculpas.