Com a queda, padre morreu e dois ficaram feridos

A investigação inicial do acidente com um avião modelo “Embraer 721 C” na manhã desta terça-feira (6) aponta que a queda do monomotor aconteceu logo após a decolagem em uma fazenda a 150 quilômetros de , no noroeste do município. Duas pessoas ficaram feridas e o padre Ernesto Pradebom, de 80 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois do acidente.

O padre e o advogado Luiz Eduardo Pradebom, de 46 anos, foram até o rancho no Pantanal para pescar e nesta manhã voltavam para Coxim no avião usado como táxi-aéreo, que era pilotado por José Armathea Dias Barros, de 63 anos. Segundo informações preliminares da Polícia Civil, aproximadamente 150 metros depois da decolagem, a aeronave ‘pendeu' para a direita e caiu.

Na queda, Ernesto sofreu traumatismo craniano encefálico e foi socorrido pelo Esquadrão Pelicano da Base Aérea de Campo Grande em estado grave. Durante o atendimento, o padre teve uma parada cardiorrespiratória e morreu logo depois de dar entrada no Hospital Regional Álvaro Fontoura, em Coxim.

O advogado, que é sobrinho da vítima, sofreu apenas ferimentos leves e também foi levado para o Hospital Regional do município. Já o piloto foi socorrido e encaminhado por um avião amazonas do Esquadrão Pelicano para atendimento na Santa Casa de Campo Grande, onde deu entrada por volta das 15 horas com suspeita de fratura na clavícula. Ele não sofre risco de morte.

Ainda conforme a Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (7) equipes da Delegacia de Polícia de Coxim e da Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) devem ir até o local do acidente para fazer os primeiros levantamentos sobre o que pode ter causado a queda.

Velório

Ernesto estava em Mato Grosso do Sul para visitar parentes. Nascido em São João do Polesine (RS), ele estava atuando na Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Camobi, no mesmo estado. Agora, o corpo do padre será levado para Santa Maria, onde será velado e sepultado.