O foi realizado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) de Cassilândia

Um idoso de 64 anos, que teve o nome preservado, foi autuado por policiais militares ambientais da cidade de Cassilândia durante a na tarde de segunda-feira (16). Ele estava com 41 aves silvestres que eram mantidas em cativeiro ilegalmente, na própria residência, localizada no Jardim América, em Paranaíba, a 407 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com a PMA (Polícia Militar Ambiental), foram apreendidos 40 canários-da-terra e um curió, além de 15 gaiolas. Em uma única gaiola havia 16 pássaros, os quais estavam feridos pelo aperto e por se debaterem.

Outros pássaros em outras gaiolas também se encontravam feridos, o que caracteriza também crime de maus-tratos. Há suspeita que o idoso comercializava as aves.

O infrator foi conduzido, juntamente com as aves e as gaiolas apreendidas, à delegacia de polícia civil de Paranaíba. Ele responderá por que prevê penalidade de seis meses a um ano de detenção pela manutenção dos animais ilegalmente em cativeiro e de três meses a um ano por maus-tratos.

Além disso, a polícia militar ambiental efetuou multa administrativa de R$ 45,5 mil pelas duas infrações. As aves foram encaminhadas ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Campo Grande.