Pular para o conteúdo
Polícia

Encontro dos sindicatos dos policiais federais discute precariedade e crise na PF

Número de suicídios supera mortes em confronto
Arquivo -

Número de suicídios supera mortes em confronto

Na próxima quinta-feira (30), será realizado em o “1º Encontro dos Sindicatos dos Policiais Federais da Região Centro-Oeste e de Fronteira”. O tema central do encontro será a crise na PF (), que inclui o sucateamento funcional e institucional, falta de estrutura, efetivo e até mesmo, a desvalorização e a reestruturação da carreira de policial federal.

Segundo o presidente do Sinpef/MS (Sindicato dos Policiais Federais de Mato Grosso do Sul), Jorge Luiz Ribeiro Caldas da Silva, em razão da fronteira seca com o Paraguai e Bolívia, o Estado sul-mato-grossense precisaria de pelo menos o triplo de policiais trabalhando. “Sem falar das estruturas físicas precárias, falta de viaturas, armamento, cursos de qualificação e reciclagem no manuseio de armamentos pesados. Para se ter uma ideia, o contingenciamento de verbas orçamentárias realizado pelo governo federal tem trazido dificuldades no desempenho das atividades policiais e administrativas no departamento. Com isso, muitas unidades da PF não têm verba para o custeio e pagamento de contas simples, como luz e água”, comenta.

No entanto, o que mais preocupa o sindicalista é o assédio moral e a perseguição que alguns servidores e sindicalistas sofrem nas dependências da Polícia Federal, tanto que o número de suicídio é maior do que o dos policiais federais mortos em confronto. “Nos últimos três anos, em todo o Brasil, cerca de 20 policiais federais se mataram, enquanto o número dos que morreram em enfrentamento ao crime é pelo menos quatro vezes menor. Infelizmente tivemos dois suicídios em Campo Grande, de um servidor administrativo e de um delegado que exercia cargo de comando na Superintendência Regional. Isso demonstra que precisamos cuidar da assistência psicossocial dos servidores policiais e administrativos, comprovando ‘em tese’ que temos uma má gestão administrativa na instituição com a falta de adoção de providências preventivas ao amparo da integridade física e psíquica dos servidores”, declara Caldas.

O presidente do sindicato afirma que hoje dentro da instituição existe uma guerra entre os cargos, por conta da PEC 412/2009, que pleiteia a “autonomia” da Polícia Federal. Segundo Caldas, essa PEC (Proposta de Emenda Constitucional) é uma falácia, já que dará independência apenas para o cargo de delegado. “Essa autonomia é apenas para assumirem a direção da instituição, acabando com o controle externo do Ministério Público na atividade policial, conquistando o controle funcional, administrativo e orçamentário da instituição, tornando-se “em tese” o quarto Poder”, afirma.

Enquanto isso, os demais cargos na carreira policial – agentes, papiloscopistas, escrivães e os peritos criminais – representam aproximadamente 80% dos servidores da Polícia Federal. “Essa luta corporativa entre os cargos tem causado uma crise na corporação. É necessária uma valorização de toda carreira policial e administrativa, deixando de lado o corporativismo e a luta de vaidades e de prerrogativas pelo poder no comando da PF. A sociedade necessita de uma Polícia Federal de vanguarda, qualificada para o combate a corrupção e a execução de sua competência constitucional”, finaliza o presidente do sindicato.

Aproveitando as repercussões por conta da Operação Lava Jato, o encontro também vai debater sobre a corrupção e lavagem de dinheiro. O assunto será tema de palestra do juiz federal Odilon de Oliveira, às 10h30.

No mesmo dia, a partir das 8 horas, na sede da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Mato Grosso do Sul). No local haverá também uma manifestação dos policiais federais contra a PEC 412. No período da tarde, o evento terá continuidade na sede do Sinpef/MS, localizado na Rua Valdez, 179, na Vila Alba, região oeste de Campo Grande, onde a categoria vai discutir assuntos de ordem sindical. Já confirmaram presença os sindicatos de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, além do estado sede, Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após repercussão, familiares de paciente internado em estado grave procuram Santa Casa

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato fala em normalização do mercado em poucos dias

Quem é o prefeito suspeito de matar policial a tiros no Maranhão?

“Grupo está mais preocupado em defender seus interesses políticos”, diz Vander sobre suspensão de envio de carnes de MS aos EUA

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Falta de medicamentos no SUS pode ser informada à ouvidoria da Prefeitura; saiba como

Últimas Notícias

Transparência

Prefeitura de Bonito justifica processo seletivo sem cota por falta de lei municipal

Um inquérito civil foi instaurado para investigar a situação de um processo seletivo realizado em janeiro deste ano

Brasil

MG: menina de 12 anos descobre gravidez de quase um mês após ir ao UPA

Relação sexual com menores de 14 anos é crime, mesmo que tenha consentimento da vítima

Emprego e Concurso

Procurando emprego? Suzano abre quatro vagas para atender operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

As inscrições devem ser feitas no site da empresa

Brasil

Acidente na BR-153 deixa cinco mortos

Entre as vítimas fatais estão universitários da UFPA que estavam a caminho do congresso da UNE