Mato Grosso do Sul ocupa a terceira posição no ranking das maiores taxas gerais de divórcios do país

Intrigada com o alto número de divórcios registrados em Mato Grosso do Sul e, principalmente, confusa com seus sentimentos em relação à própria separação, a jornalista Luzia Gonçalves, 41 anos, decidiu reunir em um livro nove histórias sobre as dissoluções matrimoniais.

“Meu objetivo é falar sobre como é difícil se separar, os sentimentos e erros envolvidos nisso. Durante as entrevistas percebi que a minha experiência era muito parecida com a das outras pessoas”, conta Luzia.

Mato Grosso do Sul ocupa a terceira posição no ranking das maiores taxas gerais de divórcios do país, segundo pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2013. Desde 2008 o Estado oscila entre a segunda e a quarta colocação nessa estatística.

O livro-reportagem foi concluído em 2012, mas sem auxilio ou financiamento a jornalista precisou juntar dinheiro para bancar a publicação. “Foi um trabalho muito importante para mim. Fiquei muito feliz em ver que as fontes aprovaram o meu olhar sobre a história delas”, diz a jornalista que como todos os outros temeu não captar o sentimento exato de suas fontes.

O livro relata as circunstâncias em que os casais se conheceram, como iniciaram os desentendimentos e como aconteceu o término definitivo. Justamente por isso, Luzia afirma não se tratar apenas de uma narrativa para pessoas que passam por um , mas para todos os casais.

“Vendo como as histórias dos outros se desenrolam é possível observar o erro do outro e os acertos também. Com isso conseguimos avaliar algumas coisas sobre o nosso próprio relacionamento”, conta.

Os nomes dos entrevistados foram preservados, mas entre elas está a sua. “Minha história pessoal é uma das nove relatadas no livro. Mas os nomes todos foram preservados”, conta. Terminei em 2012 e só agora está publicado.

Entre as principais dificuldades relatadas pelos seus entrevistados, a jornalista destaca a falta de comunicação e a infidelidade como grandes desencadeadores de divórcios.

“Muitos reclamaram daquela história da via de mão única. Você faz pelo outro, se cansa de nunca receber e desiste. Outro ponto importante foi a falta de comunicação e necessidade de acertar os pequenos desentendimentos diários. As coisas vão se acumulando até o memento que se perde a paciência e explode.  A traição também é algo muito complicado. Poucos casais resistem a uma traição”, explica. A noite de autógrafos do livro será na terça-feira (23) às 19 horas no Fran's Café.