Um trabalho em parceria desencadeado pela Polícia Civil brasileira e o setor de investigação da Polícia Nacional do Paraguai da cidade de Salto Del Guairá, no Departamento (estado) de Canindeyú, tem resultado na recuperação de veículos furtados e roubados no Brasil e levados para o país vizinho e na prisão dos ladrões em território paraguaio.

Só neste final de semana dois carros furtados do lado brasileiro da fronteira foram recuperados e cinco acusados de prática de furto, todos brasileiros, foram presos e apreendidos em território paraguaio e entregues a Polícia Civil do Brasil, no ato representada pelo delegado titular de Polícia Civil de Eldorado, Dr. Claudineis Galinari.

Os furtos

Na sexta-feira, 15 de fevereiro, dois menores furtaram um veículo Voyage na cidade de Itaquiraí.

Ao tomarem conhecimento que os ladrões teriam tomado como destino a cidade de Salto Del Guairá, no Paraguai, equipes das polícias, Civil de Eldorado e Mundo Novo entraram em contato com o setor de investigação da Polícia Nacional paraguaia que passou a atuar no caso.

Os policiais paraguaios conseguiram recuperar o veículo furtado e realizar a apreensão dos dois adolescentes envolvidos no furto.

O carro, bem como os menores infratores, um de 15 e outro de 16 anos, foram entregues as autoridades brasileiras e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Itaquiraí para serem tomadas às providências cabíveis.

Caminhonete furtada em Paranhos

No sábado, dia 16 de fevereiro, novamente o trabalho em parceria entre a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e a Polícia Nacional do Paraguai resultou na recuperação de uma caminhonete furtada na cidade de Paranhos e na prisão de três rapazes, dois moradores em Sete Quedas e um em Eldorado, acusados de praticar o furto.

Segundo o delegado de Polícia Civil em Eldorado, Dr. Claudineis Galinari, que atuou no caso, após a prática do furto da caminhonete, uma Nissan 4×4 cor branca em Paranhos, a Polícia Civil levantou informações que os ladrões haviam seguido com o veículo furtado em direção a cidade de Sete Quedas e conseqüentemente teriam adentrado em território paraguaio com o objetivo de chegar até a cidade de Salto Del Guairá, capital do Departamento de Canindeyú.

De posse dessas informações, Dr. Galinari teria mantido contato com o setor de investigação da Polícia Nacional do Paraguai em Salto Del Guairá, que passou a atuar no caso, localizou a caminhonete furtada e prendeu os três acusados de praticar o crime na cidade brasileira, Daniel da Silva Fonseca, de 20 anos e Paulo Antunes de Lima, de 19 anos, moradores em Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai e Robson Scarco de Amorim, de 20 anos, morador em Eldorado.

Segundo a Polícia Civil, os três acusados foram entregues ao delegado, Dr. Claudineis Galinari na linha internacional que separa Brasil e Paraguai e a caminhonete foi entregue, por parte das autoridades paraguaias, ao proprietário, que reside na cidade de Paranhos.

Segundo Dr. Galinari, depois de recebidos, os acusados foram encaminhados para as delegacias de Polícia Civil de Paranhos e Sete Quedas para serem adotadas as medidas cabíveis que o caso requer.