O delegado titular da delegacia de polícia civil de Nova Alvorada do Sul, Thiago Passos, revelou que todos os sete homens que fugiram da delegacia da cidade no último dia 8, pertencem a uma quadrilha especialista no tráfico de drogas, inclusive com ramificações nas cidades de Dourados, Corumbá e Campo Grande.

De acordo com o delegado, todo esquema de fuga foi preparado por alguém ou um grupo que agiu de fora da delegacia, já que as grades do teto do solário foram serradas de fora para dentro. Além disso, outras duas tentativas de fuga foram frustradas anteriormente. Na primeira, um homem foi baleado ao ser flagrado, nos arredores da delegacia, com duas serras e uma arma. Ele só não fugiu no dia 8 porque estava debilitado devido ao tiro que levou. Na segunda tentativa, foi localizado um ponto de escavação na prisão.

Nova Alvorada do Sul está se tornando uma cidade com muita movimentação de trabalhadores no setor sucroalcooleiro e à medida que cresce economicamente também enfrenta problemas como, por exemplo, a dependência química. Na avaliação do delegado este foi um dos motivos que atraiu a quadrilha para o município.

Três dos integrantes da quadrilha que fugiu no dia 8 quando foram presos estavam com material alusivo ao Primeiro Comando da Capital (PCC). Thiago Passos disse à reportagem que tentou transferência para Campo Grande, mas sem sucesso. O motivo alegado pela negativa de transferência não foi revelado.

Vulnerável

Dias antes da fuga acontecer, uma caminhonete preta foi vista rondando a delegacia, inclusive estava sem placas. As autoridades policiais acreditam que o veículo pode ser o mesmo utilizado para dar fuga ao bando.

O delegado Thiago Passos revela que hoje a delegacia está operando com um terço de efetivo necessário para ter boas condições de segurança. Com cinco agentes e sete policiais militares, o prédio precisaria também de um policial militar que pudesse fazer trabalho específico na região para evitar fugas como a do dia 8.

Desde a fuga, o efetivo de Nova Alvorada do Sul ganhou reforço das cidades de Dourados e Campo Grande para tentar capturar os fugitivos. Dois deles já estariam com paradeiro mapeado, mas é mantido em sigilo para não atrapalhar o trabalho de investigação. O delegado Thiago Passos acredita que nos próximos dias a operação de captura já tenha resultados positivos.

Os fugitivos são: Willian Silva dos Santos, 18; Valderi Mariano de Moraes, 26 anos; Ederlan Pereira da Silva, 22 anos; Wellington da Silva, 22 anos; Hudson Henrique Ajala de Matos, 18 anos; João Batista da Silva passos, 25 e Sérgio Pires, 21.

Quem tiver informações do paradeiro dos fugitivos da cadeia de Nova Alvorada do Sul pode ligar no telefone (67) 3456-1649