Policiais civis da capital e do interior de Mato Grosso do Sul se reuniram mais uma vez em assembleia geral nesta quarta-feira (25), no Sinpol/MS, a fim de definir novas estratégias de mobilizações para 2012. A categoria reivindica um reajuste salarial escalonado de 25% até 2014.

Com este percentual, o policial civil de Mato Grosso do Sul passará a receber o equivalente a R$ 4 mil, o que já é realidade em outros estados da federação.

Apesar dos rumores de que o governador André Puccinelli teria voltado à proposta inicial de 5% de reajuste para a polícia civil, o presidente do Snpol/MS, Alexandre Barbosa afirmou que o percentual de 9.15% é mantido. Segundo ele, este foi o parecer do governo do estado depois de outra rodada de negociação, realizada ontem (24).

“O percentual de 9.15% está mantido, mas a categoria não aceita. Por enquanto não tem nada oficial. Estamos esperando que haja um avanço nas negociações.”, disse Alexandre.

O presidente da União Geral dos Trabalhadores do MS (UGT/MS) esteve na assembleia e declarou total apoio às decisões do Sinpol. Além dele, diretores de outros sindicatos do país também marcaram presença na assembleia.

Decisão do Tribunal de Justiça

Sobre a decisão do TJ – Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul que concedeu uma liminar favorável ao governo do estado na semana passada, considerando ilegal qualquer paralisação da polícia civil e até mesmo as operações padrão, a categoria foi informada por um dos advogados do SINPOL, Dr. Fábio Leandro, que está entrando com recurso esta semana para reverter a decisão, baseando-se no fato de que as operações nada mais são do que as atribuições do policial civil.

Paralisação

A decisão se deu depois que 95% das delegacias de todo o estado fizeram uma paralisação no último dia 19, de 24 horas, interrompendo o atendimento nas unidades policiais. Na ocasião, somente casos emergenciais, como homicídio foi registrado nas delegacias.

A manifestação teve como objetivo sensibilizar o governo e a sociedade para a situação que se encontra a polícia civil de Mato Grosso do Sul, que segundo a diretoria do Sinpol, ocupa atualmente o 20º lugar no ranking nacional de pior salário do Brasil.

Uma nova assembleia será realizada no dia 05 de maio, quando os policiais irão deliberar pelo indicativo de greve geral.