Pular para o conteúdo
Polícia

Polícia Federal realiza prisões e desarticula quadrilha que distribui drogas a partir de MS

Até o momento, informações não confirmadas relatam que onze pessoas foram presas e quase uma tonelada de maconha foi apreendida. Os narcotraficantes usam Mato Grosso do Sul como ponto de entrada da droga no Brasil.
Arquivo -

Até o momento, informações não confirmadas relatam que onze pessoas foram presas e quase uma tonelada de maconha foi apreendida. Os narcotraficantes usam Mato Grosso do Sul como ponto de entrada da droga no Brasil.

A Polícia Federal iniciou nesta quinta-feira (19) a operação Trovão, que combate uma organização criminosa especializada na distribuição de maconha e cocaína a partir de Ponta Porã, a 340 quilômetros de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai.

Até o momento, informações não confirmadas relatam que onze pessoas foram presas e quase uma tonelada de maconha foi apreendida. A operação mobiliza mais de 160 policiais federais que cumprem 31 mandados de busca e oito mandados de prisão em quatro estados brasileiros.

A quadrilha atuaria, segundo as investigações preliminares, em , , Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. MS seria o ponto de partida para os carregamentos de entorpecentes, que seriam comprados em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia separada de Ponta Porã apenas por uma avenida.

A partir da cidade sul-mato-grossense, o transporte é feito com automóveis de passeio, veículos de carga e também pessoalmente, por meio de bolsas ou pessoas que ingerem pequenas quantias. A droga era entregue a outros membros que cuidavam da guarda e da distribuição.

Outros pontos identificados como destino da droga seriam os estados de São Paulo e da Bahia. A conhecida “rota caipira do tráfico” era utilizada pela Organização Criminosa para o transporte da droga, passando pelas regiões de Assis, Tupã e Marília.

Em decorrência das investigações, foram formalizados 7 flagrantes que resultaram na prisão de 11 pessoas e a apreensão de quase 1 tonelada de maconha, uma arma de calibre restrito, aproximadamente 10 kg de cocaína, além da identificação de uma célula ligada ao responsável pelo cometimento reiterado de assaltos à sacoleiros que trafegam nas rodovias que cortam o interior de São Paulo.

O núcleo da Organização Criminosa se encontra na cidade de Tupã, de onde derivou o nome da operação. A origem do nome da Operação, segundo estudiosos da mitologia tupi, Tupã seria um ente desconhecido que troveja e mostra seu poder pelo raio.

A Polícia Federal não revelou detalhes sobre as prisões, mas comunicou que fornecerá mais informações logo mais, às 10h, com uma coletiva na delegacia de Marilia (SP).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
trump

Com parlamentares de MS, FPA discute taxação de Trump e Imposto de Renda para ‘ricaços’

Jogos de ‘Gaste o Dinheiro de Elon Musk’ Estão por Toda Parte – e as Reações São Geniais

“Olha! Lá vem o trem chegando”: Artista lança obra audiovisual sobre história da ferrovia de MS

Moraes tem embate com advogado de Filipe Martins: ‘enquanto eu falo, o senhor fica quieto’

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Motorista que morreu em acidente na BR-163 tinha 27 anos

Inscrição para participar da ‘Semana da Tecnologia’ termina hoje

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

MPMS chama membros para banca de prova oral em concurso para promotor de Justiça

Apenas 11 candidatos conseguiram passar para próxima fase após 'reprovação geral'

Esportes

Jorge Jesus é anunciado pelo Al-Nassr e revela arrependimento por recusar a seleção brasileira

Contrato é válido até o fim da tremporada 2025/26

Sem Categoria

Polícia investiga morte de homem atropelado em Campo Grande

Exame necroscópico foi solicitado para que o atropelamento seja investigado

Cotidiano

VÍDEO: Com 9 casos de raiva e 450 morcegos recolhidos, CCZ alerta sobre perigos da doença

Raiva é incurável em animais e letal aos seres humanos